Machado de Assis em  ópera na Escola de Música da UFRJ

A Cartomante, baseada em conto do escritor, será apresentada de 22 a 25/6 no Salão Leopoldo Miguez, no Centro do Rio

Entre os dias 22 e 25/6, o Salão Leopoldo Miguez, palco histórico da Escola de Música (EM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, receberá a montagem de duas óperas, apresentadas em sequência: A Cartomante, do compositor brasileiro Eduardo Frigatti, em estreia mundial, e O Ensaio de Ópera, de Albert Lortzing, compositor alemão que viveu de 1801 a 1851. As apresentações, com entrada gratuita, fazem parte da programação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), parceria da UFRJ com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A Cartomante, ópera inédita do brasileiro residente na Polônia Eduardo Frigatti, é baseada em um conto de Machado de Assis. A peça foi uma das finalistas de um concurso em 2022, pelo Fórum Brasileiro de Ópera. Já O Ensaio de Ópera é o que poderia ser chamado de uma “metaópera”. Composta pelo alemão Albert Lortzing,  é um divertido singspiel (subgênero que alterna diálogos e trechos cantados) que, em clima de comédia, trata do próprio universo operístico. No palco, um nobre, apaixonado por esse gênero artístico, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. A ópera de Lortzing foi traduzida para o português e passará a integrar o Repertório Sinos, ficando então disponível para as orquestras e companhias de ópera.

“A experiência de produzir duas óperas este ano, num espetáculo dinâmico, complexo e metalinguístico, foi repleta de desafios que fomos superando a cada dia”, diz o diretor-geral dos espetáculos, Lenine Santos.

“O Ensaio de Ópera é uma comédia sobre o próprio métier operístico e o amor a esse gênero. Já A Cartomante é uma clássica tragédia urbana brasileira, que tem potencial musical e dramático para permanecer no repertório dos grandes teatros. Estamos muito felizes com o resultado que o esforço coletivo nos trouxe”, afirma o diretor.

A produção das duas óperas envolveu diferentes unidades da UFRJ:  Escola de Música, Escola de Comunicação (ECO), Escola de Belas Artes (EBA) e Fórum de Ciência e Cultura (FCC). O projeto Ópera na UFRJ integra professores e alunos de áreas como artes cênicas, cenografia, direção teatral, figurino, indumentária, música, produção, visagismo, regência coral e orquestral, além de mais de 150 elementos da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Serviço:

Espetáculos A Cartomante e O Ensaio de Ópera, com entrada franca

Quando: 22 a 25/6 − quinta e sexta às 19h; sábado e domingo às 17h

Onde: Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ − Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro

Na internet: as récitas dos dias 24 e 25/6 serão também transmitidas ao vivo pelo canal Arte de Toda Gente.