Inscrições para o Enem 2023 se encerram nesta semana

Exame é a principal porta de entrada para os cursos de graduação da UFRJ

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina na sexta-feira, 16/6. Desse modo, os candidatos que desejarem concorrer a uma vaga em um dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro precisam se cadastrar na Página do Participante até às 23h59 (horário de Brasília) da data-limite.

Desde 2012, o Enem é o primeiro passo para os estudantes que buscam ingressar na UFRJ. A Universidade disponibiliza anualmente, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cerca de nove mil vagas para os seus 175 cursos de graduação presencial, reconhecidos pela qualidade de ensino e pesquisa.

Esses cursos, distribuídos nos quatro campi da UFRJ (Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé) e em unidades isoladas pelo Centro e Zona Sul do Rio (Escola de Música, Faculdade de Direito, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, por exemplo), podem ser ofertados em quatro turnos: matutino, vespertino, noturno e integral.

Recentemente, como noticiou o Conexão UFRJ, a Minerva foi eleita, pela décima vez consecutiva, a melhor universidade federal do país e se consolidou como uma das instituições que mais produzem ciência na América Latina. Além disso, segundo a revista Veja Rio, a UFRJ é a universidade mais amada da cidade.

Além do ingresso à UFRJ, o exame também permite ao vestibulando o acesso a mais de 100 instituições federais e estaduais de ensino superior, além de algumas instituições privadas, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

A aplicação das provas será realizada nos dias 5 e 12/11 em todo o território nacional. Para aqueles que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição, o pagamento, no valor de R$ 85, deve ser efetuado até 21/6.

*Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.