Nossa Gente

Asteroides ganham nomes de professores da UFRJ

Marcelo Assafin e Bruno Morgado agora integram lista com outros nove pesquisadores da Universidade também homenageados, além da própria UFRJ

Atualizado às 15h50 de 27/6/2023

A Associação Universitária de Pesquisas Espaciais (Usra, em inglês) homenageou, na última semana, em conferência internacional na cidade de Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos, os professores Marcelo Assafin e Bruno Morgado, do Observatório do Valongo (OV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em reconhecimento às contribuições nos estudos solares e planetários, os docentes agora nomeiam, respectivamente, os asteroides 28967 e 339040.

A Asteroids, Meteors, Comets Conference (AMC), organizada pela Usra em parceria com o Instituto Lunar e Planetário (LPI, em inglês), o Observatório Lowell e a Universidade do Norte do Arizona, ocorreu entre os dias 18 e 23/6. De acordo com Assafin, apesar dos inúmeros asteroides já descobertos, essa é uma honraria conferida a poucos pesquisadores. Ele espera continuar fazendo jus ao reconhecimento recebido.

Para Morgado, a nomeação é, sobretudo, a marca de um sonho realizado: “Isso me deixou extasiado. É um sonho se tornando realidade. Terei meu nome imortalizado em um asteroide do sistema solar. E isso me motiva a cada vez mais me empenhar em fazer ciência e mostrar a importância da ciência que fazemos no Brasil e em particular na UFRJ, que é reconhecida no mundo inteiro”, festejou o homenageado.

UFRJ e outros pesquisadores já têm nomes de asteroides

Além deles, outros nove pesquisadores do OV, assim como a própria UFRJ, também dão nomes a asteroides. Confira a lista completa:

• 3175 Netto: Edgar Rangel Netto (1979)
  • 2534 Machado: Luís Eduardo Machado, ex-diretor do OV (1980)
  • 2707 Ueferji: em referência aos astrônomos do Valongo que se dedicavam à busca por asteroides (1980)
  • 2964 Caldeira: José Felipe Caldeira (1980)
  • 3610 Decampos: José Adolfo de Campos (1981)
  • 3740 Menge: Sergio Menge de Freitas (1981)
  • 2814 Vieira: Gilson Vieira (1982)
  • 5996 Julioangel: Julio Angel Fernandes (1983)
  • 20731 Mothediniz: Thaís Mothé-Diniz (1999)
  • 10677 Colucci: Adrián Rodríguez Colucci (2017)
  • 28967 Assafin: Marcelo Assafin (2023)
  • 339040 Morgado: Bruno Eduardo Morgado (2023)

Quem são os homenageados

Marcelo Assafin é professor da UFRJ | Foto: Reprodução/OV

Marcelo Assafin graduou-se em Astronomia pelo OV em 1988. No Observatório Nacional (ON), realizou, no mestrado (1990) e no doutorado (1996), pesquisas relacionadas à Astrometria de Radiofontes Galácticas e Extragalácticas. A partir de 1993, integrou o corpo docente do OV, tendo concluído também pós-doutorado no Observatório Naval dos Estados Unidos (2002) e atuado como presidente (2015-2021) e vice-presidente (2021-2024) do Grupo de Trabalho Astrometry by Small Ground-Based Telescopes, da União Astronômica Internacional (IAU, em inglês), do qual é membro titular no comitê de direção.

Assafin também é, desde 2007, coordenador de Astrometria da Europlanet N3 Activities e pesquisador associado do Observatório de Paris. Na UFRJ, é professor associado nível 4 e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo se dedicado à observação de ocultações estelares e desenvolvido estudos nas áreas de astronomia fundamental, dinâmica, sistema solar e estrutura galáctica.

Bruno Morgado é professor da UFRJ | Foto: Arquivo pessoal

Graduado em Física pela UFRJ, Bruno Morgado é mestre em Astronomia pelo OV e doutor pelo ON, com período-sanduíche no Observatório de Paris, na França. O pesquisador atua nas áreas de astronomia de posição e sistemas planetários e pequenos corpos do sistema solar. No mestrado, desenvolveu, junto a Assafin, a pesquisa “Astrometria dos Satélites Galileanos”. Desde 2022, é professor adjunto do OV.

*Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania, com a supervisão do jornalista Victor França.