Pelo Campus

UFRJ celebra luta antimanicomial

A Escola de Música, a Maternidade Escola e o curso de Terapia Ocupacional realizam apresentação gratuita no Salão Leopoldo Miguez para marcar o Dia da Luta Antimanicomial

Na terça-feira (30/5), a Escola de Música da UFRJ (EM/UFRJ) será palco para apresentações de música e dança em homenagem ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em homenagem ao movimento que advoga pelos direitos das pessoas em sofrimento mental. O evento acontecerá no Salão Leopoldo Miguez, das 18 às 20 horas. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever para assistir ao evento.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a EM/UFRJ e o curso de graduação em Musicoterapia, além do Instituto de Psiquiatria (Ipub/UFRJ), a Maternidade Escola (ME/UFRJ) e o Departamento de Arte Corporal e Terapia Ocupacional.

O que é o Movimento Antimanicomial?

O movimento luta contra a lógica manicomial nos cuidados em saúde e defende que, ao invés de pessoas em sofrimento mental serem isoladas da sociedade, elas tenham direito à liberdade, sem precisar abrir mão do seu lugar como cidadãos durante o tratamento.

Esta reportagem é resultado das atividades do projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania e contou com a supervisão da jornalista Carolina Correia.