Pelo Campus

Siac, o maior evento acadêmico da UFRJ, retorna em formato presencial

Após três anos em formato remoto, a Semana de Integração Acadêmica volta a trazer intercâmbio de conhecimento e inovação nos corredores da Universidade

Entre 29/5 e 2/6, a Semana de Integração Acadêmica (Siac) da UFRJ chega à sua 12a edição, consolidando-se como o maior evento acadêmico de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Após o fim da pandemia, a Semana retorna em formato presencial, com programação aberta ao público que reúne mesas especiais e debates sobre inovação, importância da cultura e da diversidade no campo científico e conhecimento na era da inteligência artificial.

Ao promover ações em todos os campi da UFRJ, inclusive em Macaé e Caxias, a Siac tem como objetivo promover a integração e a disseminação do conhecimento em diferentes localidades. Neste ano, a Inovateca do Parque Tecnológico também receberá atividades, com foco em trabalhos relacionados à inovação, novas tecnologias e inteligência artificial.

Com mais de 6.500 apresentações programadas, a Siac destaca o protagonismo dos estudantes de graduação e de pós-graduação, que serão os responsáveis por apresentar os trabalhos. Assim, quem passar pelos campi da UFRJ na próxima semana vai encontrar apresentações de resultados de ações de extensão e pesquisas de ponta desenvolvidas na UFRJ, seja em sessões orais, pôsteres, apresentações em vídeo, performances, exposições artísticas, apresentações culturais, além de atividades extras (minicursos, oficinas e visitas guiadas).

Entre os convidados para o evento das mesas principais deste ano estão: Marcelo de Pádula (pró-reitor de Graduação), Denise Freire (pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa), Maurício Guedes (superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria,  Comércio e Serviços do RJ), entre outros nomes.

Para participar das atividades, é necessário realizar inscrição prévia e dirigir-se aos locais indicados. A inscrição é aberta a todos e é indispensável para obter o certificado de participação. Além disso, o público terá a opção de assistir às mesas da programação presencialmente ou por  transmissão ao vivo nos canais da UFRJ (abertura) e da Extensão no YouTube. Clique aqui e inscreva-se!

*Esta reportagem é resultado das atividades do projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania e contou com a supervisão da jornalista Tassia Menezes.