Categorias
Pelo Campus Saúde

EEAN comemora centenário na Semana da Enfermagem

Palestra em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem faz parte da programação de 100 anos da Escola

A Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) completa 100 anos em 2023. Para celebrar a data, a unidade da UFRJ recebeu a cerimônia de abertura da 84a Semana de Enfermagem, no Fórum de Ciência e Cultura, prédio que sediou o internato da Escola entre as décadas de 1920 e 1960. 

O evento, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-RJ), marcou o Dia Internacional da Enfermagem, data que homenageia Florence Nightingale, precursora da profissão. No Brasil, as comemorações se estendem até 20/5, dia do falecimento de Anna Nery, considerada a primeira enfermeira do país.

Durante a abertura, Elisabete Pimenta, diretora da EEAN celebrou o centenário da instituição e relembrou a importância histórica do prédio escolhido para o evento. O espaço recebeu professoras americanas e estudantes de todo o país ao longo das quatro décadas em que sediou o internato da unidade. Idealizada por Carlos Chagas Filho, a Escola deu início à enfermagem moderna no Brasil. 

“A nossa profissão  tem o compromisso social de cuidar da vida humana, do ambiente, da população. As condições de trabalho ainda persistem em desacordo com aquilo por que lutamos, com a condição de trabalho. Tivemos uma vitória  simbólica nesta semana, uma vitória dos organismos da enfermagem, dos docentes, dos profissionais”, afirma a professora, citando o piso da categoria sancionado pelo presidente Lula em 11/5. 

Para Pimenta, a profissão tem como propósito a união de todos os esforços pela redução das desigualdades, e essa bandeira precisa nortear a formação e a atuação do corpo técnico. 

“Que tenhamos sempre espaço de oportunizar a liderança política e social da nossa categoria, que não deve ser valorizada apenas pelo reconhecimento do piso, mas por todas as condições que promovem o bem-estar, a segurança e a qualidade do serviço prestado.” 

A presidente da Aben-RJ, Solange Belchior, destacou que a enfermagem segue tendo como compromisso defender a ciência e a democracia, principalmente em uma sociedade da informação: “Precisamos discutir nossa assistência em tempos modernos, principalmente nossas condutas éticas entre nós, com aqueles de que cuidamos e com aqueles que formamos”, defende. 

Professor da EEAN ministrou palestra durante o evento | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O evento seguiu com a palestra “Demografia da Enfermagem na Região Sudeste”, com apresentação da pesquisa do professor Gerson Marinho, que compilou informações da região a partir de dados como a prevalência feminina no setor, a concentração de profissionais no Rio de Janeiro, entre outros recortes sociais.

Assista à palestra completa no canal da EEAN no YouTube.