Pelo Campus

Conhecendo a UFRJ recebeu mais de quatro mil estudantes na sua retomada presencial

Evento contou com a participação de mais de 100 escolas públicas e privadas de ensino médio

Entre os dias 9 e 11/5, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou o primeiro Conhecendo a UFRJ presencial após o início da pandemia, que mudou o formato do evento durante três anos. Com o objetivo de mostrar a instituição para estudantes do ensino médio, a programação contou com a apresentação de unidades e cursos, visitas guiadas, rodas de conversa, estandes, entre outras atividades.

Com mais de quatro mil estudantes presentes e 127 escolas públicas e privadas participantes, o evento possibilita que eles se preparem melhor para selecionar qual carreira cursar, a partir de informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), grades curriculares de cursos, espaços físicos, oportunidades de bolsas, assistência e residência estudantil, as possibilidades de intercâmbio, entre outras.

A programação também contou com uma roda de conversa para professores sobre o ensino médio, cinco visitas guiadas, oficinas no hall do CT e diversas apresentações culturais. Como destaques, tivemos os cursos de Nanotecnologia, os únicos oferecidos no país, e o de Meteorologia, cujo mercado está sempre aberto devido à baixa proporção de alunos que se formam.

Alunos passando entre estandes
Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

O Conhecendo a UFRJ é uma ação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), que busca não apenas apresentar a instituição aos futuros ingressantes no ensino superior, mas também promover a produção científica e cultural da Universidade para toda a sociedade. A retomada da programação presencial pós-pandemia proporcionou aos estudantes do ensino médio a oportunidade de visitar a Cidade Universitária e conhecer de perto as instalações da maior universidade pública do Brasil.

*Esta reportagem é resultado das atividades do projeto de extensão Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania e contou com a supervisão da jornalista Tassia Menezes.