Pelo Campus Tecnologias

Solenidade marca 20 anos do Parque Tecnológico

Evento reuniu autoridades da UFRJ, além de setores públicos e privados para celebrar a data

O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro está completando duas décadas desde a inauguração. O ano de comemorações iniciou na terça-feira, 4/4, com solenidade que reuniu autoridades da instituição, da prefeitura do Rio, do governo do estado, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de representantes das empresas conveniadas ao Parque e trabalhadores da unidade.

No encontro, o reitor em exercício da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha, e o diretor-executivo do Parque, Vicente Ferreira, receberam os representantes da prefeitura, Tatiana Roque e Chicão Bulhões; do governo estadual, Marina Esteves; do MCTI, José Antônio Silvério; e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Elias Ramos de Souza.

Durante a cerimônia, Leão enfatizou a importância das parcerias com o governo e empresas para a construção de um cenário de inovação no país, lembrando grandes pesquisas e premiações recebidas pela Universidade. O reitor também celebrou o trabalho de pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, terceirizados e alunos na produção do conhecimento na UFRJ. Já Ferreira reforçou que a inovação tem papel importante no desenvolvimento econômico de um país e na geração do bem-estar da sociedade.

“O Parque Tecnológico desenvolve um trabalho fundamental nessa missão, ao conectar produtores de conhecimento e empresas. Destacar o tema ‘inovação’ para a sociedade em geral, assim como a comunidade científica e o setor produtivo, é fundamental para que essas conexões se ampliem cada vez mais. É nesse sentido que o evento pretende atuar, fortalecendo a UFRJ, promovendo conexões e aproximando a sociedade dos temas ‘ciência, tecnologia e inovação’”, afirmou.

Na ocasião também foram anunciados novos negócios para este ano, como a instalação de uma Incubadora Social de Empresas, a chegada de um Polo de Inovação do Agronegócio do Estado do Rio de Janeiro, um Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas da Embrapa Solos, uma planta-piloto para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos (laboratório em parceria com a Shell) e um Centro de Inovação Tecnológica em Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Tatiana Roque, professora do Instituto de Matemática e atual secretária de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, parabenizou o Parque Tecnológico. Para ela, a prefeitura entende a interação com as universidades como essencial para articular o setor de inovação carioca:

“O Rio de Janeiro é especialmente importante para uma agenda de inovação, e o Parque é um modelo em que temos que nos inspirar para colocar a Universidade na ponta do modelo produtivo”.

As comemorações dos 20 anos do Parque Tecnológico continuarão durante 2023.  Conheça a programação completa no site.