Pelo Campus Tecnologias

Parque Tecnológico realiza Semana da Inovação

Atividades fazem parte da comemoração dos 20 anos de sua inauguração

O Parque Tecnológico irá realizar, entre 25 e 27/4, a Semana da Inovação, com diversas atividades gratuitas e abertas ao público. A programação contará com palestras e encontros focados em inovação, exposição de tecnologias e o IP Day, em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que este ano terá como tema “Mulheres e propriedade intelectual: acelerando a inovação e a criatividade”.

Toda as atividades acontecerão na Inovateca e serão transmitidas ao vivo pelo canal do Parque no YouTube. O quadro de palestrantes foi composto inteiramente por mulheres e conta com nomes como Michelle Schneider (Google e Tik Tok); Amanda Graciano (Itaú); Mayra Castro (Invest Amazônia); Karine Oliveira (Wakanda – educação empreendedora), entre outros.

O IP Day acontece este ano em parceria com a Inova UFRJ, a World Intellectual Property Organization (Wipo), o United States Patent and Trademark Office (USPTO) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Mostra de tecnologias/inovações

Durante os três dias de evento, também serão expostas mais de 20 tecnologias desenvolvidas pela UFRJ (de alunos e professores) e parceiros. A Mostra de Inovação contará com barco movido a energia solar, carros de competição, robótica, veículos subaquáticos autônomos, equipamentos aeroespaciais, serviço digital, pessoas refugiadas e migrantes forçados no Brasil, tecnologia para detecção de câncer de próstata através de exame de urina, cosméticos antiatrito à base de algas, produto e processo de biorremediação de ambientes contaminados por óleos, entre outros.

Acompanhe o evento no YouTube e confira a programação completa da Semana de Inovação no site do Parque Tecnológico.