Institucional

Iniciativa da UFRJ e da Procuradoria do Município do Rio pretende aperfeiçoar inteligência fiscal

Projeto vai analisar, classificar e ordenar os devedores da capital fluminense

Na última segunda-feira (10/4), o Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ) e a Procuradoria do Município do Rio de Janeiro (PGM) assinaram um acordo de parceria que permitirá pesquisas nas áreas de informática jurídica e inteligência artificial, por exemplo. A cerimônia aconteceu na Reitoria.

O projeto de cooperação científica com o desenvolvimento tecnológico entre o IM-UFRJ e a PGM vai analisar, classificar e ordenar os devedores do município do Rio de Janeiro.

O professor Wladimir Neves, responsável pelo projeto, tem grandes expectativas com essa parceria. “É uma parceria extremamente importante não somente para o Instituto de Matemática da UFRJ e a PGM, mas também para toda a sociedade carioca, pois daremos uma contribuição de ciência e tecnologia, envolvida com a questão de classificação e ordenação dos devedores do município do Rio de Janeiro. A sociedade civil carioca poderá ter ideia das potencialidades que a matemática e a estatística têm na resolução de problemas, em particular a inteligência artificial”, disse.

Carlos Frederico Rocha, reitor da UFRJ em exercício, recebeu com entusiasmo a notícia da parceria entre a UFRJ e a PGM. “A ciência e a educação precisam ocupar um local estratégico no desenvolvimento do país. A fim de que o Brasil tenha um sistema científico sólido e capaz de atender às demandas emergentes de forma efetiva, precisamos de um investimento constante em ciência e pesquisa.”

“Estamos investindo em pesquisa acadêmica, pois acreditamos nesse caminho também para fins de gestão pública. Com os dados a serem fornecidos por meio de pesquisas, será possível planejar de forma mais eficiente a cobrança de débitos municipais”, disse o procurador-geral do município do Rio, Daniel Bucar.

As expectativas são de que os pesquisadores da Universidade classifiquem − com base no banco de dados da Procuradoria − os devedores com maior probabilidade de quitação da Dívida Ativa municipal. O acordo, que será cumprido em um ano, prevê ainda a cooperação acadêmica entre as instituições.

*Sob supervisão do jornalista Victor França.