Eleições UFRJ 2023: começa apuração de votos da pesquisa para Reitoria

Espaço Flex, no NCE/UFRJ, é local onde trabalhos acontecem

A Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) começou a apuração dos votos da consulta para a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027.

Concorrem ao pleito as chapas 10 – UFRJ para Todos (Roberto Medronho e Cássia Turci) e 20 – Redesenhando a UFRJ (Vantuil Pereira e Katya Gualter).

Os boletins de apuração guiam os trabalhos da Comissão Coordenadora da Pesquisa | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

A apuração acontece no Espaço Flex, no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ). A votação ocorreu de 25 a 27/4 em 44 seções eleitorais.

Acompanhe a apuração ao vivo no canal da UFRJ no YouTube:

Esta é a primeira vez que a instituição usou o UFRJ E-voting System como uma das formas de votação. Em poucos minutos, a CCP apurou que a chapa 10 estava à frente, com 2.664 votos. Já a chapa 20 totalizou 2.006 votos. Brancos e nulos somaram 309 votos. Puderam participar da pesquisa pelo sistema on-line os estudantes de graduação a distância, os de pós-graduação lato e stricto sensu e os professores eméritos.

Apuração em andamento | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

A CCP vai apurar os votos das 96 urnas eletrônicas e, em seguida, os votos em separado, que usam cédulas de papel. Segundo Selene Maia, vice-presidente da comissão, é possível que a apuração seja finalizada nas primeiras horas de sábado, 29/4, devido ao volume de votos em separado.

Ao todo, 81.315 pessoas estavam aptas a votar, entre 68.987 estudantes, 8.197 técnicos-administrativos e 4.131 professores.