Candidatos à Reitoria participam do primeiro debate no campus Praia Vermelha

Encontro contou com participação de cerca de 280 espectadores e durou pouco mais de duas horas

Ontem, 11/4, o Salão Pedro Calmon, no campus Praia Vermelha, foi palco do primeiro dia de debates entre os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O encontro, transmitido pelo canal oficial da UFRJ no YouTube, contou com a participação de cerca de 280 pessoas e durou pouco mais de duas horas. Assista:

Duas chapas concorrem à Reitoria: a Chapa 10 – UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação, com os candidatos Roberto Medronho (reitor) e Cássia Turci (vice-reitora), e a Chapa 20 – Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade, encabeçada pelos candidatos Vantuil Pereira (reitor) e Katya Gualter (vice-reitora).

O debate foi dividido em quatro blocos. Num primeiro momento, os candidatos se apresentaram e mostraram seus planos de trabalho.

Vantuil Pereira e Katya Gualter são candidatos a reitor e a vice-reitora, respectivamente, pela chapa 20: Redesenhando a UFRJ | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

“Precisamos completar o processo de incorporação do nosso centro multidisciplinar em Macaé e do campus Duque de Caxias, fazendo com que tenham plena participação no nosso Conselho Universitário. Além disso, precisamos assegurar uma política de permanência estudantil que garanta um enfrentamento à evasão. É necessário completar o processo de inclusão iniciado dez anos atrás com as cotas, por isso precisamos de políticas que enfrentem verdadeiramente o racismo”, iniciou Vantuil Pereira.

Roberto Medronho e Cássia Turci são candidatos a reitor e a vice-reitora, respectivamente, pela chapa 10: UFRJ para Todos | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Logo em seguida, Roberto Medronho iniciou sua introdução: “Quando coordenei o GT-Coronavírus, conheci esta universidade por dentro. A partir da ciência e da tecnologia feitas nesta casa, conseguimos combater o negacionismo e as fake news. Além disso, temos um compromisso com a saúde: possuímos nove unidades hospitalares e é necessário recompor o corpo técnico-administrativo, que conseguiu salvar muitas vidas durante a pandemia. Para seguirmos o lema de ‘união e reconstrução’, precisamos da recomposição orçamentária”.

No segundo bloco, os candidatos debateram sobre alguns temas relevantes para a instituição. “Nós precisamos que a UFRJ tenha uma política de enfrentamento a toda forma de discriminação. Criaremos uma superintendência de políticas raciais e diversidades, combateremos o racismo, o assédio e toda forma de preconceito”, disse Roberto Medronho.

“Com relação à política de gênero, temos como exemplo o Centro de Referência para Mulheres (CRM), que é uma referência até para Ouvidoria da Mulher. Precisamos fortalecer esses espaços para garantir atendimento a todas as mulheres. Temos que ter em mente que políticas preconceituosas são inaceitáveis”, destacou Vantuil Pereira.

Já no terceiro bloco, os candidatos debateram sobre temas de escolha livre, com a participação de cada categoria (discentes, docentes e técnicos-administrativos em educação). Por fim, no quarto bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si e suas considerações finais.

A consulta à comunidade universitária será realizada entre os dias 25 e 27/4. O resultado será divulgado em 28/4.

Regras dos debates

Confira na íntegra as regras para os blocos comuns a todos os debates públicos organizados pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CPP)

1° bloco: um mediador sorteia a ordem de apresentação das chapas concorrentes, as quais se alternam nos blocos seguintes, entre uma intervenção e outra, até as considerações finais. Aqui, as chapas têm 10 minutos para se apresentarem.

2° bloco: são sorteados, de forma sequencial, quatro dos 14 temas relevantes para a UFRJ, para que os candidatos discorram sobre suas propostas em três minutos. São eles:

1. Políticas para Educação Básica e sua Vinculação com o Ensino, Pesquisa e Extensão;
  2. Políticas de Ensino de Graduação;
  3. Políticas de Pesquisa e de Ensino de Pós-Graduação;
  4. Políticas de Extensão Universitária;
  5. Políticas Voltadas para o Ensino a Distância e Novas Tecnologias de Ensino;
  6. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Autonomia Universitária;
  7. Políticas Estudantis, Políticas de Ações Afirmativas, Políticas de Acessibilidade e Políticas de Neurodiversidade;
  8. Políticas de Valorização, Desenvolvimento, Capacitação e Saúde dos Servidores;
  9. Políticas para as Unidades de Saúde;
  10. Políticas Voltadas para o Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ;
  11. Políticas Antirracistas e Enfrentamento às Violências de Gênero, Raça, Assédio e Demais Opressões;
  12. Políticas para as Artes e Cultura;
  13. Políticas de Planejamento, Financiamento e Orçamento;
  14. Políticas de Gestão, Infraestrutura e Segurança.

3° bloco: são disponibilizados papel e caneta para que cada categoria (discentes, docentes e técnicos-administrativos em educação) possa formular perguntas aos candidatos sobre temas de escolha livre. As chapas têm três minutos para responder. As perguntas devem ser direcionadas a todos os candidatos e devem ser depositadas em uma das caixas box identificadas por categoria. O autor da pergunta poderá lê-la para os candidatos no microfone, se assim o desejar.

4° bloco: cada chapa faz uma pergunta à outra e, depois, temos as considerações finais.

Próximos debates

Acompanhe o especial Eleições UFRJ 2023 e fique por dentro do processo de sucessão da Reitoria da maior universidade federal do país.

*Sob supervisão do jornalista Victor França.