UFRJ homologa candidaturas de chapas para nova Reitoria

Duas chapas se inscreveram para mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027

Atualizado às 8h40 de 24/3/2023

A primeira fase da eleição para a nova Reitoria da UFRJ, que é a pesquisa, terá duas chapas concorrendo aos cargos máximos da Universidade para o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027. Elas foram homologadas nesta quinta-feira, 23/3, pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP), presidida pelos professores Eduardo Mach e Selene Maia.

Chapa 10: UFRJ para Todos

Roberto Medronho e Cássia Turci são candidatos a reitor e vice-reitora pela chapa “UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação”, sob o número 10 | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Intitulada “UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação”, a primeira chapa inscrita – 10 – é formada por Roberto Medronho, candidato a reitor, e Cássia Turci, como vice-reitora. Veja o programa de gestão da chapa.

Roberto é professor titular da Faculdade de Medicina (FM). Hoje é coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da FM de 2011 a 2020 e coordenou o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus). Veja currículo completo.

Cássia é professora titular do Instituto de Química. Atualmente, é decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). É doutora em Físico-Química pela UFRJ, com período sanduíche pela Universidade Mcmaster (Canadá), onde também fez seu pós-doutorado. Mestre em Química pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tem três especializações, entre elas uma na área de radiação pelo Centro Internacional de Física Teórica (Itália). A pesquisadora é graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Foi diretora do Instituto de Química de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017. Veja currículo completo.

Acompanhe a chapa:

Chapa 20: Redesenhando a UFRJ

Vantuil Pereira e Katya Gualter são candidatos a reitor e vice-reitora pela chapa “Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade”, sob o número 20 | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Já a segunda chapa que se inscreveu, a chapa 20 – “Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade”, é formada por Vantuil Pereira, como candidato a reitor, e por Katya Gualter, como vice-reitora. Veja o programa de gestão da chapa.

Vantuil é professor associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH). Atualmente, é decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Com pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é doutor e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi diretor do Nepp-DH entre 2012 e 2021, onde desenvolveu pesquisas sobre questões raciais no Brasil e políticas públicas. Também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, da UFRJ. Veja currículo completo.

Katya é professora associada da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), unidade da qual é diretora desde 2016. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na UFRJ, fez graduação em Educação Física, especialização em Técnica de Dança e Coreografia e mestrado em Educação em Ciências e Saúde. Integrou a equipe que propôs os cursos de licenciatura em Dança e bacharelado em Teoria da Dança. Fundadora e coordenadora do Grupo Pesquisa em Cinema e Dança (Pecdan) e do Grupo de Pesquisa Ancestralidades em Rede (Grupar). Veja currículo completo.

Acompanhe a chapa:

A pesquisa

A comunidade universitária terá entre 25 e 27/4 para registrar voto em quem deseja ver nos cargos máximos da UFRJ. Poderão manifestar opinião na pesquisa:

• estudantes com matrícula ativa da educação básica do Colégio de Aplicação (desde que tenham 16 anos ou mais);
  • discentes de graduação presencial ou a distância, de mestrado, doutorado ou, ainda, de pós-graduação lato sensu com carga horária mínima de 360 horas;
  • docentes e técnicos-administrativos ativos do quadro permanente da UFRJ;
  • professores eméritos;
  • pesquisadores vinculados ao Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD).

A pesquisa não tem vinculação formal à elaboração da lista tríplice. Veja como funciona a eleição para a Reitoria na UFRJ.

Acompanhe os debates

A CCP organizará seis debates entre as chapas:

DataLocal
5/4, 16hAuditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), campus Cidade Universitária
11/4, 17hSalão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, campus Praia Vermelha
12/4, 15hAuditório do Bloco B do Centro Multidisciplinar de Macaé
13/4, 16hSalão Nobre da Faculdade de Direito (Centro)
18/4, 10hBloco A do campus Duque de Caxias
19/4, 16hAuditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), do Centro de Ciências da Saúde, campus Cidade Universitária

Acompanhe o especial Eleições UFRJ 2023 e fique por dentro do processo de sucessão da Reitoria da maior universidade federal do país.