Pelo Campus

VII Fórum de Museus Universitários recebe resumos até amanhã

Interessados podem se inscrever em quatro áreas temáticas

Trinta anos depois de sua primeira edição, o Fórum Permanente de Museus Universitários (FPMU) quer entender qual a função social dos acervos presentes nas universidades atualmente. Nesta sétima edição, o tema propõe a reflexão:  “30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI.” Pesquisadores interessados em participar podem submeter seus resumos até amanhã, no site do evento.

“A gente quer repensar o papel dos museus universitários. O quanto atendem a nossa sociedade e quais camadas sociais. É só a comunidade acadêmica? Eles estão abertos à participação ativa da sociedade? Essa é uma questão fundamental para nossos museus universitários quanto para a Academia”, afirma Aline Rocha, vice-diretora do Museu da Geodiversidade e coorganizadora do fórum.

Na programação, estão conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate, além de reuniões temáticas e visitas técnicas às instituições museais vinculadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que sediarão o evento. O fórum ocorrerá entre os dias 28/8 e 1º/9 e será realizado presencialmente na Zona Sul da cidade, nas instalações dos campi que ficam na região. O FPMU é co-organizado por servidores do Museu Nacional (MN/UFRJ), do Museu da Geodiversidade (MGeo/UFRJ), da Escola de Museologia (Unirio) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS/Unirio).

O resumo deve abranger uma das quatro áreas temáticas: Panoramas históricos, Provocações reflexivas, Perspectivas empíricas e Proposições metodológicas. A submissão pode ser feita em texto ou em vídeo (apenas para pessoas com deficiência ou que se comuniquem por Língua Brasileira de Sinais – Libras). É preciso indicar autoria com nome completo, palavras-chave (de 3 a 5, separadas por ponto) e eixo temático, além de respeitar o limite entre 400 a 500 palavras no corpo do texto. Os vídeos deverão ser enviados em formato MP4, com até 10MB e no máximo 5 minutos de duração.