UFRJ cria doutorado em Design

Primeira turma deve ser formada até o fim de 2023

Em sessão ordinária realizada na quinta-feira, 9/3, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou a criação do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD/UFRJ). A proposta havia sido aprovada no Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) no dia 23/12/2022.

Destinado a suprir uma ausência no campo do Design na Universidade, o PPGD iniciou suas atividades no segundo semestre de 2017 com a primeira turma do curso de mestrado. Agora, o programa espera poder receber a primeira turma de doutorado até o final de 2023.

O plano de modernização da Escola de Belas Artes (EBA) nessa área vem sendo desenvolvido desde 2009, com a implementação do curso de graduação em Comunicação Visual/Design, após a dissolução do antigo curso de Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual.

De acordo com o professor e relator da proposta, Fábio de Souza Lessa, “o novo programa de doutorado em Design contará ainda com a Biblioteca Professor Alfredo Galvão, que possui um acervo expressivo, tanto bibliográfico quanto documental, além do acervo do Museu Dom João VI, fundado em 1979”.

Visando promover uma reflexão crítica, teórica e metodológica sobre o campo da teoria e da prática do Design, as linhas de pesquisa “Imagem, Tecnologia e Projeto” e “Design e Cultura”, presentes no curso de mestrado, também estarão disponíveis no programa de doutorado.

“O país conta atualmente com 16 programas acadêmicos em Design. Desse total, sete se encontram na Região Sudeste, quase 50%, sendo três no estado do Rio de Janeiro. Dos programas de Design fluminenses, apenas o da UFRJ não possui o curso de doutorado. O diferencial da proposta da UFRJ está na sua área de concentração, Design Visual, que valoriza as relações entre imagem e tecnologia em suas múltiplas formas e potencialidades”, afirmou o relator.