Pró-reitor de Pessoal da UFRJ é nomeado para cargo no MEC

Alexandre Brasil será diretor de Políticas e Programas de Educação Superior. Maria Tereza Ramos assume lugar do docente na UFRJ

O pró-reitor de Pessoal da UFRJ, Alexandre Brasil, foi nomeado para assumir o cargo de diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, no Ministério da Educação (MEC), vinculado à Secretaria de Educação Superior (Sesu). Assim como Gisele Pires, a então pró-reitora de Graduação, ele integrará a equipe de Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ, que deixou o cargo para a missão de capitanear a Sesu, como revelou o Conexão UFRJ em primeira mão.

“Nosso primeiro trabalho foi levantamento de dados. Estive em cada conselho de centro apresentando essa radiografia da UFRJ e seus servidores. Além disso, sugerimos uma nova estrutura para a PR-4 para apreciação da Reitoria e do Conselho Universitário, a qual espero que seja votada. Meu foco principal foi a questão de novos servidores. Estávamos com um passivo enorme por conta da pandemia. Além disso, também fizemos a definição de critérios e objetivos de alocação de servidores – já existia, mas fizemos um aprofundamento”, disse Brasil, que destacou também o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) como um desafio para a Universidade. O PGD foi aprovado pelo Consuni na mesma sessão plenária.

“Há a necessidade profunda, para a próxima Reitoria, de um redimensionamento de pessoal na UFRJ. Também existe uma necessidade interna na PR-4 de avanço de gestão de riscos, fluxos, repensar nossa dinâmica de trabalho como gestão de pessoas. Uma questão fundamental que eu espero que esse Conselho Universitário aprove é a de uma nova superintendência, que será proposta pelo reitor em exercício, focada nas desigualdades, nas diversidades em questões de gênero e cor, por exemplo”, continuou Brasil, que também frisou a necessidade de que a próxima Reitoria vislumbre como prioridade a alteração de local de trabalho da Superintendência Geral de Atenção à Saúde do Trabalhador (Superast).

Brasil possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (Espanha). Atuou como assessor na Presidência da República (2012-2017) nas áreas de participação social e direitos humanos. É professor titular da UFRJ, foi diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (2010-2012; 2019-2021), da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: alimentação e cultura, educação em saúde, desigualdades, diversidade religiosa, mídia e desinformação.

Na diretoria que Brasil assumirá na Sesu, ao lado de Denise, o professor afirmou que seu trabalho focará em questões como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Espero poder contribuir exatamente na permanência e entrada de estudantes na universidade e no processo de melhor qualificação do ensino superior no Brasil”, concluiu, enaltecendo o serviço público federal.

Nova pró-reitora completa 45 anos de carreira na UFRJ em 2023

A analista de informação Maria Tereza da Cunha Ramos é quem agora assume a PR-4. Ela é graduada e pós-graduada na área de Informática e ingressou na UFRJ em 1978, no atual Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), onde ficou até 2001. Depois, transferiu-se para a PR-4, onde está até os dias de hoje, exceto no período de 2016 a 2019, no qual atuou no Gabinete do Reitor. Segundo Maria, seu principal desafio à frente da pasta será a implantação do PGD.