Categorias
Institucional

Reitora da UFRJ assumirá Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação

Denise Pires de Carvalho foi a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFRJ, posto que agora será assumido por Carlos Frederico Leão Rocha

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho, assumirá a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). O convite partiu do ministro Camilo Santana (PT), que fez o anúncio na tarde desta sexta-feira, 6/1, em Brasília, durante coletiva de imprensa. Com a ida de Denise para a função no Ministério, o vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, ocupará o posto de reitor da UFRJ até julho deste ano, quando o mandato, que começou em julho de 2019, termina. Ainda será escolhido um nome para o posto de vice-reitor. Em abril, uma pesquisa interna deverá ser realizada a fim de que seja escolhida a Reitoria para o quadriênio 2023-2027.

Depois de quase 100 anos, Denise foi a primeira mulher a ocupar o posto de reitora da maior universidade federal do país, cuja presença nas dez primeiras posições nos rankings latino-americanos é sempre notada. Seu mandato começou em julho de 2019 e terminaria em julho deste ano. Foi com entusiasmo que ela recebeu o convite para conduzir a Secretaria de Educação Superior do governo brasileiro.

Estar à frente da Sesu será uma honra enorme! Enquanto estiver na condução da Secretaria, manterei diálogo permanente com as instituições de ensino superior. Agradeço muito a confiança do ministro Camilo Santana. Temos muito trabalho pela frente na Sesu, mas, ao mesmo tempo, muita disposição para fazer a diferença a fim de fortalecer as políticas públicas voltadas ao ensino superior brasileiro. Precisamos combater a evasão de estudantes das universidades e garantir que eles concluam a formação acadêmica. Outro desafio é fazer do Brasil um país atrativo para que nossos melhores profissionais desenvolvam suas carreiras aqui. É necessário construir um cenário de oportunidades que favoreçam universidades, estudantes e a formação continuada de professores. Isso fortalecerá o sistema educacional brasileiro e aperfeiçoará a visibilidade da educação superior do Brasil pelo mundo. Dessa forma, caminharemos para termos um país verdadeiramente independente, como acontece em todos os países desenvolvidos.

Denise Pires de Carvalho

Quem é Denise Pires de Carvalho, que assumirá a Sesu/MEC

Denise Pires de Carvalho foi primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFRJ | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

A docente representa a América Latina no Comitê Diretor da Talloires Network of Engaged Universities, coalizão global que reúne 410 reitores e gestores universitários de 79 países que se comprometeram a fortalecer as responsabilidades sociais de suas instituições. É o maior consórcio do mundo, focado no engajamento das universidades em desafios da sociedade. Denise também é vice-presidente regional da Inter-American Organization for Higher Education (OUI-IOHE) e vice-presidente da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula). Entre 2020 e 2022, foi presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). É também membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ).

Revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais e autora de cerca de 170 artigos indexados em periódicos, Denise conquistou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Sênior da Sociedade Latino-Americana de Tireoide 2010 e o Prêmio Faz Diferença – Saúde 2011, do jornal O Globo. Já foi diretora e vice-diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/UFRJ), além de diretora-adjunta de graduação e pós-graduação.

Denise é livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP). No Brasil, é o mais alto grau de titulação que um acadêmico pode chegar. É professora titular do IBCCF/UFRJ, atuando em cursos de graduação da área de saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), Denise tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo IBCCF/UFRJ. Tem dois pós-doutorados: um pelo Hôpital Bicêtre (França) e outro pela Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália).

A Secretaria que será assumida pela reitora da UFRJ

Prédio do Ministério da Educação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Sesu é responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior. Também é atribuição da Secretaria propor e executar programas voltados para a ampliação do acesso e da permanência de estudantes na etapa da formação superior. Em conjunto com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), é responsável pela política de oferta e financiamento e de apoio ao estudante do ensino superior.

A Secretaria atua também para estabelecer políticas e executar programas voltados às residências em saúde, bem como incentiva e apoia a capacitação das instituições de educação superior a fim de desenvolver programas de cooperação internacional, proporcionar o aumento do intercâmbio de pessoas e de conhecimento e dar maior visibilidade internacional à educação superior do Brasil. Outras duas importantes responsabilidades são o desenvolvimento de ações e políticas de formação para profissionais de educação básica junto às instituições da Rede Federal de Ensino Superior e a construção de um quadro de referência de qualidade para a modalidade de educação a distância.

Quem é Carlos Frederico Leão Rocha, que assumirá a Reitoria da UFRJ

O vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha ocupará o cargo de reitor da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Rocha é professor titular do Instituto de Economia (IE/UFRJ), pesquisador na área de Economia Industrial e da Inovação e atua no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFRJ). Além disso, é presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ 2030, instrumento que orienta o desenvolvimento da Universidade, nos próximos 10 anos, nos planos físico-territorial e patrimonial. 

Graduado em Ciências Econômicas, é mestre e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia, sendo as três formações pela UFRJ. Fez doutorado sanduíche no Science Policy Research Unit, da Universidade de Sussex (Reino Unido), com pós-doutorado no Institute for High Technology (Intech), da Universidade das Nações Unidas (Holanda), além de estágio sênior na Universidade de Siena (Itália). 

O docente tem experiência em pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e da Inovação e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria brasileira, política industrial e de inovação, produtividade, fusões e aquisições, mudança estrutural e empresas multinacionais. Foi diretor de graduação e diretor-geral do IE/UFRJ, além de vice-presidente da Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj) e representante do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg/UFRJ).