Eleições UFRJ 2023: Roberto Medronho se inscreve como candidato a reitor

Cássia Turci integra a chapa “UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação” como candidata à vice-reitora

Atualizado às 12h12 de 22/3/2023

O professor Roberto Medronho se inscreveu na manhã desta terça-feira, 21/3, como candidato a reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027. Ele encabeça a chapa “UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação”, sob o número 10, que tem a professora Cássia Turci como candidata à vice-reitora.

Foi a primeira inscrição recebida pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), onde a CCP está instalada. No ato de inscrição, a chapa apresentou o programa de gestão.

Chapa oficializou candidatura na manhã desta terça-feira, 21/3 | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

“Nossa chapa compreende que a ação da universidade deve atingir diversos setores da sociedade, notadamente os mais vulnerabilizados e excluídos, por classe, renda, gênero, raça, etnia e deficiências. Temos enfrentado, com maior dificuldade nos últimos anos, os desafios de incluir, respeitar e manter dentro da universidade aqueles e aquelas que as disparidades sociais e culturais insistem em excluir e repelir. Nosso plano de ação dá prioridade à inclusão da diversidade, a UFRJ deve ser para todos, todas e todes”, diz o documento.

O programa aborda treze eixos gerais: gestão democrática, inclusiva e plural; graduação; pós-graduação e pesquisa; inovação; extensão e interação com a sociedade; difusão cultural, científica e de saberes tradicionais; pessoal; assistência e permanência estudantil; infraestrutura; comunicação; complexo hospitalar; campi avançados; meio ambiente e sustentabilidade.

Os candidatos

Roberto Medronho é professor da Faculdade de Medicina | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Roberto é professor titular da Faculdade de Medicina (FM). Hoje é coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da FM de 2011 a 2020 e coordenou o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus). Veja currículo completo.

Cássia Turci é professora do Instituto de Química | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Cássia é professora titular do Instituto de Química. Atualmente, é decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). É doutora em Físico-Química pela UFRJ, com período sanduíche pela Universidade Mcmaster (Canadá), onde também fez seu pós-doutorado. Mestre em Química pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), tem três especializações, entre elas uma na área de radiação pelo Centro Internacional de Física Teórica (Itália). A pesquisadora é graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá. Foi diretora do Instituto de Química de 2004 a 2012 e de 2013 a 2017. Veja currículo completo.

Fique de olho nas datas

As inscrições de chapas ficam abertas até quarta-feira, 22/3. A homologação acontecerá em 23/3, mesmo dia em que as chapas começarão a fazer a campanha, que se estenderá até 24/4. A CCP organizará seis debates:

DataLocal
5/4, 16hAuditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), campus Cidade Universitária
11/4, 17hSalão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, campus Praia Vermelha
12/4, 15hAuditório do Bloco B do Centro Multidisciplinar de Macaé
13/4, 16hSalão Nobre da Faculdade de Direito (Centro)
18/4, 10hBloco A do campus Duque de Caxias
19/4, 16hAuditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), do Centro de Ciências da Saúde, campus Cidade Universitária

A Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) fará um último debate no dia 24/4, às 9h30, em local ainda a ser confirmado, com transmissão ao vivo pelo YouTube e com participação do público.

A comunidade universitária poderá votar entre 25 e 27/4.

Acompanhe o especial Eleições UFRJ 2023 e fique por dentro do processo de sucessão da Reitoria da maior universidade federal do país.