Institucional

Uma só Minerva: estruturas da UFRJ têm até junho para adequação do uso da marca da Universidade

Guia de Identidade Visual da UFRJ está disponível no site da Universidade. Documentos, sites, painéis etc precisam se adaptar

A Reitoria da UFRJ definiu, em portaria, o Guia de Identidade Visual, organizado pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM). A marca da instituição havia sido revitalizada em agosto de 2021, como o Conexão UFRJ informou na época, logo depois de a marca comemorativa do centenário ter expirado. Entretanto, diversas unidades da instituição ainda usam versões que não estão mais em vigor ou que nunca estiveram.

Segundo a portaria, todas as estruturas da Universidade, bem como seus fornecedores de bens e serviços, deverão se adequar aos critérios e normas gerais de aplicação da marca da UFRJ até 30/6. Assim, materiais offline e online não poderão usar “Minervas” distintas da que foi estabelecida pelo Guia, que conta com parâmetros normativos para o seu uso. Segundo o estatuto da Universidade, a SGCOM é a unidade responsável pela gestão da marca da instituição.

As normas e recomendações têm o objetivo de garantir que a marca da UFRJ se mantenha em situação de bom funcionamento, com legibilidade e constância nas formas e cores, além da integridade visual de todos os seus elementos.

As unidades acadêmicas e administrativas, bem como entes externos, deverão seguir os critérios e as normas gerais de aplicação da marca dispostos no Guia de Identidade Visual da UFRJ e suas atualizações, e também as orientações da SGCOM. Precisarão, ainda, divulgar o conjunto normativo da marca tanto entre suas estruturas internas e departamentos quanto aos entes externos, com os quais têm relacionamento e que precisam utilizar a marca da Universidade. As unidades precisam sempre consultar a SGCOM quanto ao uso da marca em situações de dúvida ou nos casos omissos que, porventura, não estejam contemplados no Guia. É preciso, ainda, zelar pelo seu uso interna e externamente, comunicando à SGCOM sempre que identificar aplicações inadequadas.

Saiba mais na página de Identidade Visual.

Veja a Portaria nº 419/2022.

Baixe aqui o Guia de Identidade Visual.

Baixe aqui a marca oficial da UFRJ.