A Reitoria da UFRJ definiu, em portaria, o Guia de Identidade Visual, organizado pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM). A marca da instituição havia sido revitalizada em agosto de 2021, como o Conexão UFRJ informou na época, logo depois de a marca comemorativa do centenário ter expirado. Entretanto, diversas unidades da instituição ainda usam versões que não estão mais em vigor ou que nunca estiveram.
Segundo a portaria, todas as estruturas da Universidade, bem como seus fornecedores de bens e serviços, deverão se adequar aos critérios e normas gerais de aplicação da marca da UFRJ até 30/6. Assim, materiais offline e online não poderão usar “Minervas” distintas da que foi estabelecida pelo Guia, que conta com parâmetros normativos para o seu uso. Segundo o estatuto da Universidade, a SGCOM é a unidade responsável pela gestão da marca da instituição.
As normas e recomendações têm o objetivo de garantir que a marca da UFRJ se mantenha em situação de bom funcionamento, com legibilidade e constância nas formas e cores, além da integridade visual de todos os seus elementos.
As unidades acadêmicas e administrativas, bem como entes externos, deverão seguir os critérios e as normas gerais de aplicação da marca dispostos no Guia de Identidade Visual da UFRJ e suas atualizações, e também as orientações da SGCOM. Precisarão, ainda, divulgar o conjunto normativo da marca tanto entre suas estruturas internas e departamentos quanto aos entes externos, com os quais têm relacionamento e que precisam utilizar a marca da Universidade. As unidades precisam sempre consultar a SGCOM quanto ao uso da marca em situações de dúvida ou nos casos omissos que, porventura, não estejam contemplados no Guia. É preciso, ainda, zelar pelo seu uso interna e externamente, comunicando à SGCOM sempre que identificar aplicações inadequadas.
Saiba mais na página de Identidade Visual.