Pelo Campus

UFRJ divulga Calendário Acadêmico 2023

Período letivo está regularizado com o ano civil

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou o Calendário Acadêmico de 2023, definindo o período entre 13/3 e 20/12 como o período letivo deste ano. As datas coincidem com o ano civil, regularizando-se os semestres após as alterações causadas em virtude da pandemia do coronavírus. Da mesma maneira, o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) também liberou o calendário de atos acadêmicos da graduação.

Entre os destaques, está a definição de que o primeiro semestre será realizado de 13/3 a 15/7 e o segundo semestre, de 7/8 a 20/12, na maior parte dos cursos de graduação. Para o Colégio de Aplicação, os períodos letivos estarão compreendidos entre 9/2 e 14/7 e 1/8 e 8/12. Já as atividades dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) variam de acordo com o regime do ano letivo: bimestral, trimestral ou semestral. Todas as informações estão disponíveis AQUI

Para o superintendente-geral de graduação, Marcelo de Pádula, é importante que os alunos participem ativamente da vida universitária, aproveitando a retomada pós-pandêmica de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Particularmente para os alunos de graduação, a dica é buscar a máxima integração com a comunidade universitária, por meio da vivência com os colegas, aproximação com os Centros Acadêmicos Estudantis, com seus orientadores acadêmicos, servidores técnicos e docentes, eventos de acolhimento, entre outros. De fato, a plena vivência nos espaços da universidade é o caminho para revelar toda a qualidade e excelência que a UFRJ possui para sua formação profissional e cidadã”, concluiu.