UFRJ é certificada com selo ODS

Selo atesta que instituição é comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ligados à Agenda 2030

A UFRJ foi certificada com o selo ODS EDU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O selo é uma tecnologia social criada no âmbito do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e tem como objetivo certificar instituições de ensino, reconhecendo projetos, boas práticas e soluções, tanto em ensino, pesquisa e extensão, quanto nas atividades de gestão.

Além de  ser uma das 17 instituições brasileiras que receberão a certificação, a UFRJ é uma das 11 atestadas na categoria Setor Público. A Universidade marcou participação apresentando projetos institucionais amplos que anunciam propostas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além da UFRJ, foram certificadas as seguintes instituições públicas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na UFRJ, o próximo passo será fazer um trabalho de divulgação da participação no selo e de mapeamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, para que todas as iniciativas que ocorrem dentro da UFRJ possam ser cadastradas na plataforma.

O cadastro no selo ODS EDU foi conduzido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2/UFRJ), com atuação da coordenadora do Núcleo de Apoio a Políticas de Pós-Graduação e Pesquisa, Andréa Reis Ferreira Torres, e de Graciella Faico Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social  (Eicos/UFRJ), que está desenvolvendo o projeto de pós-doutorado intitulado Sustentabilidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): caminhos possíveis no horizonte da Agenda 2030.