UFRJ renova parceria com Defensoria Pública

Universidade desenvolverá novas etapas das plataformas digitais da Defensoria Pública do Rio

Na última segunda-feira, 3/10, a UFRJ oficializou a renovação da parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e a Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ) para o andamento do Sistema Verde, produzido pela Universidade para a DPRJ, que possibilita a realização, em uma única plataforma on-line, de rotinas administrativas e judiciais de processos de usuários da Defensoria e do aplicativo Defensoria RJ, que realiza agendamentos via celular.

As plataformas foram desenvolvidas pelo Centro de Apoio a Políticas de Governo (CAPGov) da Coppetec, sob a coordenação do professor Jano Moreira de Souza.

“Temos muito orgulho em fazer parte de um projeto que facilita a vida do usuário da Defensoria, pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam de todo apoio possível. Se o sistema otimizar de 5 a 10% o trabalho dos defensores, é como se a Defensoria passasse a contar com cerca de 50 profissionais a mais, por exemplo, podendo, assim, dedicar mais tempo ao assistido”, afirma Jano.

Imagem: Reprodução

O Sistema Verde, lançado em 2016, permite o controle dos processos e a automatização de uma série de ações antes realizadas manualmente, agilizando o atendimento, reduzindo a burocracia e otimizando o processo de trabalho.

Segundo a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o uso da tecnologia na garantia de direitos, como foi o lançamento do aplicativo em meio à pandemia de covid-19, foi essencial para a Defensoria continuar prestando atendimento remotamente. “É uma honra para a UFRJ poder consolidar essa parceria. Dessa maneira, nossa universidade e as instituições públicas fortalecem-se mutuamente e fortalecem também o atendimento ao público. Toda atividade que envolve a Academia envolve pesquisa, então é uma grande oportunidade para a gente se aperfeiçoar”, disse a reitora.

Para Rodrigo Pacheco, defensor público-geral, a parceria ganha contornos que dão voz à institucionalidade das ações da DPRJ. “Na reta final do mandato, assinar isso [o contrato] dá uma tranquilidade por ver a continuidade. É muito importante ser um projeto institucional e não apenas de uma gestão”, concluiu.