Categorias
Institucional

UFRJ é a terceira melhor universidade da América Latina, segundo EduRank 2022

Universidade também é a segunda melhor do Brasil, segundo o ranking internacional

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a terceira melhor universidade da América Latina e a segunda melhor do Brasil. O resultado foi apontado pelo ranking de universidades dos países da América Latina no EduRank 2022, ranking independente baseado em métricas de 14.131 universidades de 183 países. 

Nesse estudo, foram classificadas as 100 melhores universidades da América Latina com base em sua reputação, desempenho em pesquisa e impacto de ex-alunos. Ao todo, foram processadas 30,9 milhões de citações recebidas por 2,77 milhões de publicações feitas por 1.756 universidades latino-americanas. Além disso, foi medida a popularidade de 6.017 ex-alunos reconhecidos e utilizado o maior banco de dados de links disponível para calcular a proeminência não acadêmica.

A UFRJ está entre as 300 melhores universidades no ranking geral mundial 2022, na 227ª colocação. A instituição destaca-se no 54º lugar entre 1.105 universidades em Zoologia; 70º lugar de 1.052 universidades em Filosofia; e 76º lugar de 1.531 universidades em Microbiologia. 

Quando se considera o impacto dos ex-alunos, a UFRJ está na 271ª colocação de 7.353 universidades. Para destaque não acadêmico, marca o 344º lugar de 14.131 instituições avaliadas e ficou no Top 50% para 211 outros tópicos. 

Além disso, ficou também no Top 50% em 214 tópicos acadêmicos. O EduRank para a UFRJ é baseado em três fatores: desempenho em pesquisa, reputação não acadêmica e o impacto de 144 ex-alunos notáveis. 

Segundo a reitora Denise Pires de Carvalho, o resultado positivo marca o protagonismo da UFRJ na produção intelectual no Brasil e na América Latina.

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ | Foto: Fabio Caffé (SGCOM/UFRJ)

“Esse resultado consolida a retomada do destaque da UFRJ nos rankings internacionais, que refletem a relevância da nossa Universidade como instituição de importância nacional e internacional, assim como o seu impacto regional”, afirma. “Isso honra o corpo social da nossa Universidade, mas também reforça que ainda temos muito trabalho pela frente, no sentido de ganhar mais posições e manter as boas colocações que temos alcançado”, salienta. 

Publicações feitas e citações recebidas

Ao analisar as citações recebidas e publicações feitas, o EduRank destaca os cursos de Medicina, na 7ª colocação, tanto no Brasil quanto na América Latina; Biologia, em 4º lugar no Brasil e em 5º na América Latina; Química, em 3º lugar no critério nacional e em 4º entre as latino-americanas. A UFRJ ficou em 3º lugar em Física no Brasil e 5º lugar na América Latina; e em 5º lugar em Artes e Ciências Sociais no Brasil e 6º lugar entre as latino-americanas. Em Engenharia, a Universidade é a 3ª melhor do país e a 5ª melhor da América Latina, assim como conseguiu a 4ª e a 5ª melhores colocações em Ciência Ambiental no Brasil e na América Latina, respectivamente. 

Em Ciência da Computação, a UFRJ é a 5ª e 7ª melhor universidade; e, em Psicologia, a 4ª e 5ª melhor, quando se analisam as universidades brasileiras e latino-americanas, respectivamente. Em Negócios, é a 3ª melhor, tanto no Brasil quanto entre universidades latino-americanas; e, em Arte e Design, a 5ª melhor do Brasil e 6ª da América Latina. 

Prestação de contas à sociedade 

Para a reitora, o ranking é “uma resposta à sociedade”. “O resultado positivo vem em um momento decisivo, para que a sociedade receba uma “prestação de contas” do que tem sido produzido dentro da instituição e para reafirmar o papel da universidade pública como instituição de Estado, tão estratégica para a manutenção e desenvolvimento do país. E é, também, um motivo de orgulho não só para a comunidade acadêmica da UFRJ como para a sociedade brasileira”, destaca Denise.

De acordo com a reitora, o bom desempenho é fruto do esforço de todo o corpo acadêmico, o que inclui docentes, técnicos, estudantes, pesquisadores e terceirizados no seu trabalho diário, o que se reflete na melhora nos indicadores da Universidade. “Nossa performance também tem um papel fundamental para a comunidade acadêmica, no sentido de engajá-la no apoio e suporte à instituição, com a certeza de que seu trabalho tem reflexos importantes para a UFRJ e para a educação do país, para que sejamos uma nação verdadeiramente independente”, conclui. 

O EduRank utiliza um banco de dados com um índice de 44.909.300 publicações científicas que receberam 1.237.541.960 citações para classificar as universidades em 246 tópicos de pesquisa. No ranking geral, foram adicionados indicadores de destaque não acadêmico e popularidade de ex-alunos.

A Universidade de São Paulo (USP) ficou classificada em primeiro lugar no Brasil e na América Latina, e a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) figurou em segundo lugar entre as latino-americanas.

*Com supervisão de Victor França