Categorias
Conexão

UFRJ debate Monkeypox

Podcast da semana fala sobre a epidemia de varíola dos macacos, tema da primeira edição do Fala, Minerva!

No dia 23/7, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de preocupação internacional. No Conexão nº 67, o destaque é a primeira edição do Fala, Minerva!, evento organizado pela Superintendência Geral de Comunicação Social (SGCOM/UFRJ), que reuniu especialistas da instituição para informar e responder dúvidas de profissionais da imprensa, comunidade universitária e sociedade sobre a epidemia da doença.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), há mais de 25 mil casos confirmados em 80 países não endêmicos, sendo mais de 1.000 no Brasil. Durante a abertura, a reitora, Denise Carvalho, ressaltou a importância de confiar em informações de instituições científicas durante crises sanitárias. A iniciativa da SGCOM pretende promover novos debates a cada três meses para incluir a Universidade nos principais temas discutidos na atualidade.  

Na edição da semana, confira também: um olhar pessoal sobre Mercedes Baptista e Jurandir Palma e o acolhimento entre mulheres negras;  ranking global coloca UFRJ entre as 100 melhores universidades do mundo em duas áreas de Engenharia; Temporadas Artenegríndias, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/UFRJ), difunde as artes dos povos originários e negros até dezembro; e, no Rolé UFRJ, o destaque é o Museu de Anatomia, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-CCS). 

Para conferir a transcrição deste episódio, clique aqui.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Superintendência Geral de Comunicação Social (SGCOM), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ouça “Monkeypox” no Spreaker.

Ficha técnica

Realização: Superintendência Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ
Coordenação: Vanessa Almeida
Produção, roteiro e edição jornalística: Disney Pereira
Locução: Heloísa Berénger e Fábio Caffé
Edição de áudio: Victor Vieira e Vinicius Lyra
Rolé UFRJ: Carolina Correia
Trailer para as redes sociais: Talita Veneza
Trilha: http://partnersinrhyme.com/