Pelo Campus

Campus UFRJ Duque de Caxias recebe segunda edição de encontro de pesquisa

Evento contará com convidados de dentro e fora da Universidade

Entre os dias 30/8 e 2/9, acontece o II Encontro de Pesquisa do Campus UFRJ Duque de Caxias, com programação que receberá palestras de convidados externos, bem como de professores da Universidade. O evento será realizado no auditório do Bloco A do campus, localizado no bairro de Santa Cruz da Serra.

Ao longo dos dias, serão várias apresentações de aproximadamente 30 minutos, em que os palestrantes vão expor seus projetos e linhas de pesquisa em diferentes áreas do saber. Biotecnologia, Microbiologia, Botânica, Biologia Molecular, Bioquímica, Parasitologia, Virologia, Biologia Celular, Fisiologia, Química, Física, Matemática, Computação Científica, Nanotecnologia, Ciências de Materiais, Meio Ambiente, Biodiversidade, Engenharia de Processos e Imunologia são alguns exemplos.

Entre os convidados externos, estão Ariane Roder, superintendente de pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2); o professor Francisco Esteves, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé (Nupem-UFRJ); e Jerson Lima, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O papel da pós-graduação para a produção de ciência no Brasil, a história de sucesso da UFRJ em Macaé e o financiamento da pesquisa no estado do Rio de Janeiro serão temas abordados no evento.

Outro destaque da programação é a mesa-redonda com egressos dos cursos de graduação do campus, que será realizada no dia 1º/9, das 16h às 17h. A ideia é trazer profissionais que atualmente estejam atuando na academia e no mercado de trabalho. Eles compartilharão suas experiências profissionais e contarão como a Universidade e a Ciência foram imprescindíveis para o seu crescimento.