Pelo Campus

Faculdade de Letras da UFRJ conta com laboratório para atividades do setor de japonês

Espaço oferece integração tecnológica para alunos do curso

O setor de letras japonesas da Faculdade de Letras da UFRJ conta com um Laboratório de Línguas, inaugurado graças ao investimento do Consulado do Japão no Rio de Janeiro. A sala tem capacidade para comportar 30 pessoas e conta com 15 computadores, além de projetor, câmera de vídeo, smart screen e microfone. Utilizando a tecnologia de maneira a integrar computadores, alunos e professores, todos os aparelhos estão conectados entre si e também ao computador do professor, que dessa forma pode verificar as atividades dos alunos. Além disso, os professores contam com o auxílio de um “smart board’, ou seja, um quadro inteligente, para projetar imagens, textos e vídeos.

O laboratório é voltado para uso prioritário dos 60 alunos do curso de Japonês, que realizam a maioria de suas atividades no ambiente. João Marcelo Monzani, coordenador do setor de japonês na Faculdade de Letras da UFRJ, ressalta a importância de poder contar com os recursos do laboratório: “A língua japonesa possui um sistema de escrita difícil e, com esta sala, é possível ensinar de maneira muito mais visual. Também é possível utilizar vídeos da internet para obter material linguístico autêntico.”