Doar sangue, doar vida

No Dia Mundial do Doador de Sangue, iniciativas da UFRJ organizam mutirão e buscam conscientizar sobre a importância do ato

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo levando oxigênio e nutrientes para todos os órgãos. Composto por água, sais, vitaminas, hemácias, leucócitos, plaquetas e fatores de coagulação, apenas o corpo humano é capaz de produzi-lo, não havendo, ainda, forma de criá-lo em laboratório. Por isso, a doação se torna a única forma de ajudar a quem precisa. No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e o projeto Sangue da UFRJ promovem ações de conscientização e preparam mutirão entre os dias 20/6 e 1/7.

Para manter o trabalho corretamente, com tratamentos e cirurgias, o HU precisa de 100 bolsas de sangue semanais. Porém, esse número nem sempre é atingido, impactando diretamente no atendimento e na vida dos pacientes. Denise Pires, coordenadora de Política Institucional do Hospital, conta que a doação de sangue é essencial para a continuação e expansão dos serviços disponíveis.

“Temos a previsão de abertura de um Centro de Referência para Transplantes no HU, o que demandará ainda mais do nosso banco de sangues. Os transplantes não são agendados, sendo realizados logo que o órgão está disponível, e isso exige que nossos estoques estejam abastecidos.”

A fim de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, o HU realiza, durante o Dia Mundial da Doação de Sangue, iniciativas de conscientização na Ilha do Fundão, com distribuição de panfletos e conversas direcionadas à comunidade que transita entre os prédios da Faculdade de Letras e o Centro de Tecnologia, além da área do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Pires afirma que o principal objetivo é buscar novos doadores que possam se tornar contribuintes permanentes do hemonúcleo da UFRJ.

Critérios para doação | Imagem: HUCFF

A doação regular possibilita um fluxo constante no banco de sangue da instituição, mantendo-o sempre atualizado. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde, alimentado e descansado. Outros critérios também precisam ser observados, como o prazo após infecções, cirurgias, tatuagens e colocações de piercing. O sangue doado passará ainda por exames a fim de constatar possíveis impeditivos para a utilização.

Doadores regulares podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses entre doações, no caso de indivíduos do sexo masculino, e quatro meses para indivíduos do sexo feminino. No segundo caso, o período é mais longo, pois os estoques de ferro no organismo demoram a se restabelecer devido à menstruação.

“Com a ação, queremos mudar a cultura de doação de sangue na nossa instituição. É muito importante para a manutenção da vida, é um ato solidário doar um pouco de si”, enfatiza Pires.

Estudantes engajados

Além da ação programada pela instituição, um projeto voluntário comandado por estudantes também chama a atenção para a doação. É o Sangue da UFRJ, iniciativa que atua nas redes sociais e nos campi da Universidade, levando informação para a comunidade acadêmica. “Nós usamos as redes sociais como forma de alcançar mais doadores, incluindo os de fora do meio acadêmico, por meio de publicações informativas e até mesmo memes”, explica Bianca Bernardi, aluna da Meteorologia e responsável pelo marketing do projeto.

Imagem com os dizeres Mutirão 2022.1 Sangue da UFRJ de 20/06 à 01/07
Participe do mutirão! | Imagem: Sangue da UFRJ

O grupo promove, também, mutirões de doação de sangue no HU durante o período letivo e minimutirões em parceria com cursos, ligas acadêmicas, centros acadêmicos e equipes de competição. Até hoje já foram realizados 16 mutirões com mais de 1.000 doadores alcançados. O próximo evento acontecerá entre os dias 20/6 e 1/7, exceto finais de semana. Para fazer parte do mutirão, é só se inscrever pelo formulário.

“Como o sangue não pode ser produzido em laboratório, é muito importante que as pessoas sejam doadoras regulares, que doem sangue pelo menos uma vez ao ano e, por isso, é importante que haja projetos como o nosso, para captar o máximo possível de doadores e tentar reverter um cenário no qual, infelizmente, os hospitais sofrem tanto com a falta de sangue para os procedimentos”, conclui a estudante.

Quem estiver interessado em doar sangue e se tornar um colaborador regular do hemonúcleo da UFRJ pode dirigir-se ao HU de segunda a sexta, entre as 7h30 e as 13h30.

Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue no site do Hospital Universitário. Conheça o projeto Sangue da UFRJ nas redes sociais.