Tecnologias

Agência de Inovação lança plataforma para facilitar prestação de serviços

Tramita Fácil UFRJ busca reduzir tempo, burocracia e chance de erros em processos

Métodos ágeis permitem que ideias e projetos transformadores beneficiem mais rapidamente a sociedade. A Agência UFRJ de Inovação, em parceria com o Parque Tecnológico e a Gerência de Contratos e Acordos da Universidade, lançou o Tramita Fácil UFRJ, plataforma que reduz tempo, burocracia e chances de erro nos processos de prestação de serviços técnico-científicos especializados na instituição.

A iniciativa está de acordo com resolução do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE), de julho do ano passado, que estabeleceu procedimentos para tramitação de processos administrativos em prestação de serviços voltados à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito da UFRJ. Responsável pela promoção de parcerias entre Universidade e empresas, a Agência avaliou, no ano passado, cerca de 300 processos que envolviam parcerias, prestação de serviços e questões relacionadas à propriedade industrial. É um trabalho importante para que o conhecimento produzido na instituição chegue à sociedade por meio de produtos, tecnologias e serviços, além da difusão da inovação na Universidade.

Segundo a coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, Kelyane Silva, a iniciativa é focada nos pesquisadores que desenvolvem projetos na Universidade. “Os beneficiários serão as empresas e parceiros da instituição, que vão conseguir ter as prestações de serviços que fazem junto à UFRJ de maneira mais rápida. A plataforma automatiza uma parte significativa dos documentos que o pesquisador precisa elaborar dentro da UFRJ. Isso reduz o tempo em burocracia”, explica.

Gráficos mostram processos analisados na Agência em 2021. À esquerda, um dos gráficos mostra a diminuição do tempo de resposta para os pedidos durante os meses do ano. O pico se deu em março, com 11 dias de prazo, enquanto o ponto mais baixo foi em outubro, com 2 dias. Hoje o prazo é de 3 dias. À direita, o outro gráfico mostra que foram 309 processos analisados no ano. Desses, 46% necessitavam de ajustes por documentação incompleta, ausência de cláusula de propriedade intelectual, pagamento de bolsas e desconhecimento do trâmite.

Em 2021, as ações implementadas pela Agência com foco em eficiência e resultados deram mais celeridade à análise e emissão de pareceres. Ainda assim, quase metade dos projetos enviados necessitavam de ajustes, seja por estarem com a documentação incompleta ou por não cumprirem o trâmite necessário. A plataforma vem para acelerar o estabelecimento da relação universidade-empresa em instrumentos contratuais.

“Em um mundo cada vez mais digital e ágil, é preciso se modernizar, antecipar e buscar meios de facilitar a vida e o desenvolvimento de ferramentas que cumpram esse propósito. O Tramita Fácil é justamente isso, uma plataforma que vai automatizar e ajudar a todos”, destaca.

Sobre a Agência UFRJ de Inovação

A UFRJ é considerada a universidade mais inovadora do país, segundo o Ranking Universitário da Folha, e eleita a melhor universidade federal do país pelo QS Latin America 2022, um dos mais respeitados rankings acadêmicos. Por meio de sua Agência de Inovação, busca difundir o tema para toda a instituição e proteger o conhecimento, a transferência e o licenciamento de tecnologias gerados internamente, assim como articular parcerias entre empresas e a Universidade, de modo que o conhecimento produzido possa, de fato, chegar à sociedade.

Também é responsabilidade da Agência articular projetos inovadores nas áreas de empreendedorismo e inovação social, promovendo convergências que mostram que a inovação pode acontecer em qualquer área de atuação e não apenas quando se fala
em tecnologia de ponta.

Conheça mais sobre a Agência UFRJ de Inovação.