Categorias
Institucional

Reitoria faz apelo para uso de máscaras após aumento de casos de covid-19 na UFRJ

“É importante alertar a comunidade universitária para a necessidade de uso adequado de máscaras em ambientes fechados e também em contextos de aglomeração humana”, afirma nota técnica do Needier

Em meio à alta na taxa de positividade para covid-19 na cidade do Rio de Janeiro e na própria Universidade, a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, fez um apelo nesta sexta-feira, 13/5, pedindo atenção às recomendações das autoridades de saúde da Universidade.

Durante março, até meados de abril, nos casos testados na UFRJ, a taxa de positividade estava abaixo de 5%, configurando uma “zona de relativo conforto”, o que mudou recentemente, saltando para 20% nesta última semana, conforme aponta o Centro de Triagem Diagnóstica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (CTD/Needier/UFRJ), coordenado pela professora Terezinha Castiñeiras.

Segundo Denise, não é momento de afrouxar medidas na Universidade.

Reitora Denise Pires de Carvalho orienta o uso de máscaras na UFRJ | Foto: Artur Moês (SGCOM/UFRJ)

“A Reitoria da UFRJ tem atuado com a ajuda do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 (GT-Coronavírus), dos nossos especialistas e do GT Pós-Pandemia, para garantir a segurança de todo o nosso corpo social. Fazemos um apelo para que todo o corpo social leia as recomendações e evite se aglomerar sem máscaras, o que acontece principalmente em eventos festivos. É lastimável que estejamos vendo um aumento no número de casos de positividade após eventos de aglomeração, mesmo em ambiente aberto sem o uso de máscara. Por favor, se cuidem e cuidem dos outros”, orienta Denise.

Em nota técnica produzida na última quinta-feira, 12/5, o Needier afirmou que, diante do atual momento da pandemia de covid-19, com um novo aumento de casos positivos diagnosticados no CTD, envolvendo principalmente estudantes, “é importante alertar a comunidade universitária para a necessidade de uso adequado de máscaras em ambientes fechados e também em contextos de aglomeração humana”. 

“Temos constatado repetidamente que esta norma não está sendo seguida, o que é ainda mais preocupante nas atividades de salas de aula e nos eventos festivos, resultando em situações de maior risco de transmissão desnecessariamente”, alertou o Needier, em nota técnica. Neste momento, a prioridade do CTD é a testagem dos sintomáticos. O atendimento a quem teve contato com alguém com covid-19, mas está sem sintomas, demanda contato prévio pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br e liberação pela equipe médica do CTD. O Centro elaborou uma estratégia de testagem na retomada das atividades presenciais.

Em entrevista ao Conexão UFRJ, a reitora frisou que a não obrigatoriedade do uso de máscara em ambiente aberto só é válida com distanciamento interpessoal. “Não se pode manter aglomeração sem máscara, mesmo em ambiente aberto. Após saber das aglomerações não autorizadas e locais nos quais as pessoas não usaram máscara, nosso Centro de Triagem Diagnóstica está identificando um aumento importante no percentual de positividade”, observa Denise.

Lembretes importantes

  • Se você não está com o esquema vacinal completo (todas as doses) contra a covid-19, procure um posto de saúde mais próximo e se imunize! 
  • Na UFRJ, o uso de máscaras ainda é obrigatório em ambientes fechados.
  • Em ambientes abertos, o uso de máscaras é opcional na UFRJ, exceto em aglomerações, que exigem o uso de máscaras.
  • Evite aglomerações.
  • Lave sempre bem as mãos.