Institucional Pelo Campus

Mais de mil vagas são abertas para cursos de graduação a distância

Inscrições terminam no dia 8/5 para o segundo semestre do ano letivo de 2022

A UFRJ abriu 1.150 vagas em quatro cursos de graduação a distância para o segundo semestre deste ano. Para concorrer às oportunidades, é preciso se inscrever no Vestibular 2022.2 do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). As inscrições devem ser realizadas no site até o dia 8/5.

São 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 para licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química.

As vagas para a UFRJ serão distribuídas desta maneira:

• 30% do total de vagas ofertadas serão destinadas a candidatos oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, 2019, 2020 ou 2021 que tenham cursado integralmente, com aprovação, todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira;
  • 30% serão destinados a candidatos oriundos do Enem, na modalidade ampla concorrência;
  •  30% serão destinados ao Vestibular Cederj 2022.2, na modalidade ampla concorrência, e
  • 10% serão destinados a professores da rede pública.

A prova acontecerá no dia 12/6 e terá 45 questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além de uma redação. A taxa de inscrição no vestibular é de R$ 89, mas quem optar por concorrer à oferta de vagas da UFRJ utilizando as notas do Enem ficará isento do pagamento. O resultado final será divulgado no dia 6/7, e as matrículas ocorrerão nos dias 7 e 8/7.

O Cederj

O Consórcio Cederj foi criado em 2000, com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade na modalidade Educação a Distância (EAD). Reúne o governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Secti) e da Fundação Cecierj, e as seguintes instituições públicas de ensino superior sediadas no estado do Rio de Janeiro: UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Instituto Federal Fluminese (IFF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Norte (Uezo), recentemente incorporada à estrutura organizacional da Uerj. No entanto, apesar de todas serem consorciadas, apenas as sete primeiras têm oferta de cursos para o próximo semestre.

Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Além disso, contam com sistema de apoio à aprendizagem baseado em tutorias presenciais e a distância para todas as disciplinas.

As avaliações são realizadas em polos regionais semelhantes aos utilizados para verificar o desempenho dos alunos nos cursos presenciais da Universidade. Saiba mais em cecierj.edu.br.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.