UFRJ lança questionário sobre retorno presencial seguro

Questionário não é condicionante para o início das aulas do primeiro período de 2022, que acontecerá no dia 11/4

Na última quarta-feira, 16/3, a UFRJ divulgou um questionário a fim de analisar a situação vacinal e da covid-19 da comunidade acadêmica. A ideia é coletar informações sobre as condições de saúde do corpo social da instituição − servidores e estudantes ativos na Universidade. O objetivo principal é o acompanhamento epidemiológico das atividades acadêmicas durante o retorno presencial completo.

“O questionário não é condicionante para o retorno presencial. Os estudantes são completamente livres para responder a ele ou não. A ideia desse formulário é fazer um levantamento, principalmente do ponto de vista epidemiológico da saúde da nossa comunidade, que a gente use esse questionário até como uma forma de conscientizar as pessoas para a necessidade da vacinação e para ter uma ideia do acometimento por covid-19”, afirma o professor Marcelo de Pádula, superintendente da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), que estimula a participação da comunidade acadêmica. Clique aqui e participe.

Por conta das medidas sanitárias propostas para a contenção da disseminação da covid-19, a Universidade estava oferecendo atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma remota. Em novembro de 2021, a Reitoria da UFRJ autorizou o retorno das atividades práticas e trabalhos de campo da graduação, pós-graduação e extensão em todos os campi da instituição. A retomada integral das atividades presenciais de ensino acontecerá no dia  11/4, data de início do semestre 2022.1 da graduação.

Segundo Pádula, a expectativa da PR-1 é de um retorno mais seguro, com um percentual de vacinados dentro da Universidade ainda maior que o do município do Rio de Janeiro. Ele afirma que o questionário poderá tranquilizar o corpo social a partir do esclarecimento da porcentagem de imunizados na comunidade acadêmica, reiterando que, com ele, procura-se evidências de segurança na instituição.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.