UFRJ oferece 5.223 vagas em cursos de graduação

Oportunidades em 139 cursos são para quem fez o Enem 2021. Inscrições ficarão abertas entre 15 e 18/2

A maior universidade federal do Brasil está oferecendo 5.223 vagas em 139 cursos de graduação. A oferta vale para quem tem o ensino médio completo, fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1, que estará aberto entre terça e sexta-feira (15 a 18/2).

Sisu tem inscrições abertas até 18/2 | Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

As vagas são para os campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé, além das unidades isoladas, para ingresso no primeiro semestre de 2022, que começará em abril. Alguma das oportunidades deve se encaixar com você: veja aqui a relação completa de cursos, vagas, turnos e campi para o primeiro semestre de 2022.

Devem se inscrever no Teste de Verificação de Habilidades Específicas (THE) os interessados nas 161 vagas dos cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Música nas habilitações Bandolim, Canto, Cavaquinho, Clarineta, Composição, Contrabaixo, Cravo, Fagote, Flauta, Harpa, Instrumento de Percussão, Oboé, Órgão, Piano, Regência Coral, Regência de Banda, Regência Orquestral, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola, Violino e Violoncelo.

Foto aérea do campus Praia Vermelha em perspectiva com o Pão-de-Açúcar
Na foto aérea, o histórico campus da UFRJ na Praia Vermelha | Foto: Gabriela d’Araujo (Acervo Coordcom/UFRJ)

Fique atento às datas:
15 a 18/2: período de inscrições
22/2: resultado da chamada regular
23/2 a 8/3: pré-matrícula on-line
22/2 a 8/3: prazo para participar da lista de espera

Todas as informações sobre o ingresso podem ser conferidas na página do Acesso à Graduação e, em caso de dúvidas, envie e-mail para acessograduacao@ufrj.br.

“Há mais de um século a UFRJ é casa consagrada de ciência, arte e cultura. Salientamos que a segurança em saúde de toda a comunidade acadêmica é prioridade da Reitoria. Justamente por isso, o comprovante de vacinação contra a covid-19 é obrigatório para acesso aos espaços da nossa universidade, que terá em 2022 aulas plenamente presenciais”, destaca a professora Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ.

Denise Carvalho é reitora da UFRJ | Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

Nosso maior capital é o humano. Alunos, professores e técnicos-administrativos, com apoio dos terceirizados, são as pessoas que fazem a UFRJ ser a universidade que é: uma instituição de vanguarda na ciência latino-americana. Queremos nos posicionar entre os líderes mundiais na formação qualificada e emancipadora em diferentes áreas do saber, integrando-as de maneira a construir respostas para os inúmeros desafios do nosso século, destacando-se como um veículo transformador da realidade socioeconômica e ambiental. A UFRJ aguarda por você em 2022!

Denise Pires de Carvalho, reitora

A UFRJ

Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a instituição conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, quatro de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

UFRJ foi fundada em 1920 | Foto: Marco Fernandes (Acervo Coordcom/UFRJ)

O corpo social da UFRJ é composto por mais de 65 mil estudantes (anualmente, 5 mil se formam todo ano na graduação, e 2,6 mil dissertações e teses são produzidas); 4 mil docentes (nove em cada dez possuem diploma de doutorado); 3,7 mil técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da UFRJ e 5,6 mil técnicos-administrativos atuantes nas demais unidades.

A Universidade tem estrutura similar à de um município de médio porte. Antes da pandemia de  covid-19, a Cidade Universitária, campus principal, tinha circulação diária de cerca de 100 mil pessoas. Compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país, a UFRJ formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Osvaldo Aranha; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; a jornalista Fátima Bernardes e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido a matemáticos com até 40 anos de idade e considerado equivalente ao Prêmio Nobel.

Quarta instituição que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo um complexo hospitalar com nove unidades de saúde, 13 museus, 1.450 laboratórios, 44 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional.