Pelo Campus

Retorno da Siac terá mais de 5 mil trabalhos de ensino, pesquisa e extensão

Suspenso durante a pandemia, o evento acontece pela primeira vez de forma online e começa em 14/2

A Universidade Federal do Rio de Janeiro promoverá, entre os dias 14 e 18/2, a Semana de Integração Acadêmica (Siac), evento mais importante do calendário acadêmico da instituição, que estava suspenso desde 2020 devido à pandemia. A 11ª edição, que reunirá as atividades de ensino, pesquisa e extensão, contará com 5.826 trabalhos em todos os campos de conhecimento. Ouvintes podem se inscrever no site oficial até 18/2.

Em debates, mesas temáticas, oficinas, minicursos e visitas virtuais guiadas, o público vai poder conhecer realizações nas áreas da saúde, tecnologia, meio ambiente, informática, arte e cultura. Entre os destaques estão temas como inteligência artificial, desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, mudanças climáticas e economia circular. Ouvintes e participantes de minicursos e oficinas receberão certificado pela atividade.

Além de reunir estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação, professores e servidores técnico-administrativos, a Siac é uma oportunidade de apresentar à sociedade os avanços das pesquisas e experiências de ensino e extensão desenvolvidas na UFRJ.

“Esse evento funciona como uma verdadeira vitrine da ciência e do conhecimento. Nosso objetivo é integrar nossa comunidade e mostrar para a população o que a UFRJ está fazendo hoje”, explica Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.

A equipe organizadora vem também investindo em tornar a Siac acessível. A edição contará com intérpretes de Libras nas mesas ao vivo e legendas na transmissão pelo Facebook.

Protagonismo dos estudantes

O foco da iniciativa é ter como protagonistas os próprios estudantes. “A maioria das apresentações é de alunos da graduação, que participam de projetos de iniciação científica. Entendemos que essa é uma das etapas mais importantes da formação, contribuindo para o despertar dos jovens para a ciência. Afinal, serão esses os cientistas de amanhã”, afirma Freire.

Pesquisador na área de biotecnologia, Eduardo Oliveira Júnior é um exemplo disso. Prestes a se formar em Engenharia de Bioprocessos, o jovem de 23 anos desenvolve projeto com detergentes biodegradáveis capazes de diluir petróleo dos oceanos e do solo, tornando as substâncias degradáveis.

Há três anos estudando o tema, ele afirma ter consciência dos efeitos de seu trabalho para as futuras gerações. “Tive contato com diversos pesquisadores e aprendi com eles a enxergar o potencial que as pesquisas científicas têm de impactar o país e a vida das pessoas, tanto econômica quanto ecologicamente, no meu caso”, conta.

Conhecimento para além dos muros

Além das pesquisas feitas em laboratórios e salas de aula, a Siac mostra ao público o impacto dos projetos de extensão, que atuam na produção de conhecimento em contato direto com a sociedade.

“Hoje, muitas pesquisas e saberes nascem e se desenvolvem a partir de iniciativas de extensão, realizadas nos territórios da cidade, para além dos muros da universidade. São ações no campo da saúde, da cultura, da educação, que transformam a vida de milhares de cidadãos, aplicando, na prática, o conhecimento gerado”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, que também organiza o evento.

A extensão universitária é o setor responsável por conectar a universidade aos demais setores da sociedade. Na UFRJ, as ações são desenvolvidas por 50 mil alunos, envolvidos em 3 mil iniciativas de diferentes áreas. As ações beneficiam um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em outros estados, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.

Acompanhe a Siac e conheça a programação completa no site oficial.