Parque Tecnológico da UFRJ busca empresas para atuar na Inovateca

Empresas poderão oferecer serviços no último andar e nos cubos externos do prédio recém-inaugurado na UFRJ

O Parque Tecnológico da UFRJ está em busca de empresas para atuar em seu ambiente de inovação recém-inaugurado: a Inovateca.

Por meio de edital, o Parque vai selecionar empresas interessadas em ocupar os espaços disponíveis na Inovateca, que ficam no último piso, destinado ao serviço de cafeteria, e os cubos que compõem a área externa do prédio, onde poderão funcionar diversos serviços, desde que sintonizados com a proposta do projeto.

Quatro critérios serão considerados na seleção das empresas: capacidade de geração de tráfego de pessoas, impacto na habitabilidade da área do Parque Tecnológico, plano de cooperação com a UFRJ e capacidade financeira. A mensalidade para uso dos espaços está compreendida entre R$ 588,73 e 3.030,43, dependendo do tamanho do espaço utilizado, com reajuste a cada ano. Durante o período de permanência no Parque, as empresas precisarão realizar investimento mínimo em cooperação com a UFRJ, com dedução da cessão de uso do espaço.

Você conhece a Inovateca?

Inaugurada em novembro de 2021, a Inovateca é um prédio em formato de cubo mágico destinado à experimentação, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ. Com 2.730 m² de área construída, abriga ambientes projetados para estimular a criatividade, a troca de conhecimento e a inovação.

Além disso, a Inovateca conta com uma plataforma digital, possibilitando a disponibilização da sua programação em tempo real para públicos on e offline, bem como um tour virtual pelos espaços.

Um parque de conexões

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem como objetivo promover a interação entre a Universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas. A missão é gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo a UFRJ e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Inaugurado em 2003, o Parque sedia centros de pesquisas de empresas de grande porte nacionais e multinacionais, além de pequenas e médias, startups, espaços para o desenvolvimento de empreendedorismo e integração e laboratórios da UFRJ, além de se conectar a residentes virtuais (organizações inscritas no Programa Associadas).