UFRJ anuncia concursos públicos para 242 vagas

Vagas são para níveis médio e superior, além do magistério superior

Atualizado em 4/2/2022

Na última quinta-feira (20/1) e nesta sexta-feira (21/1), a UFRJ anunciou no Diário Oficial da União três concursos públicos, totalizando 242 vagas, para os campi Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias:

• nível médio: 102 vagas;
  • nível superior: 91 vagas;
  • magistério superior: 49 vagas.

A primeira etapa dos concursos será o sorteio de vagas para aplicação de cotas (pessoas com deficiência e negros) a serem alocadas considerando o universo de cargos que possuem mais de uma área de atuação com três ou mais vagas, levando em conta todas as áreas, para atender ao Decreto Federal 9.508/2018 e à Lei Federal 12.990/2014. A metodologia dos sorteios foi explicada em detalhes no Diário Oficial (nível médio, superior e magistério superior). Os sorteios acontecerão publicamente no dia 4/2, às 10h, no hall principal do Auditório Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia (Avenida Athos da Silveira Ramos, 149), com gravação em áudio e vídeo*

*A PR4 informa que, por motivos operacionais, o sorteio de vagas para cotas dos editais 24, 25 e 26 foi reagendado para o dia 11/2, no mesmo local e horário.

“Esses três editais são muito importantes para o quadro técnico-administrativo e para o magistério superior da UFRJ, maior universidade federal do país. Nossa expectativa é que eles sejam publicados até o início de março no site concursos.pr4.ufrj.br”, afirma o professor Alexandre Brasil, novo pró-reitor de Pessoal, empossado em dezembro de 2021.

Alexandre Brasil dirige a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4/UFRJ) | Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

As oportunidades para nível médio são para assistente em administração, técnico de laboratório, técnico de tecnologia da informação e técnico em contabilidade.

Já para nível superior, as vagas são para analista de tecnologia da informação, arquiteto e urbanista, arquivista, assistente social, auditor, bibliotecário-documentalista, biólogo, contador, enfermeiro, engenheiro, estatístico, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, médico, músico, nutricionista, odontólogo, pedagogo, psicólogo, químico, técnico de assuntos educacionais e técnico desportivo.

Para magistério superior, as oportunidades são para as seguintes unidades acadêmicas: Colegiado de Ensino de Graduação – Xerém (Fronteiras em Biologia Celular em Eucariotos), Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Instituto Coppead de Administração, Instituto de Computação, Instituto de Física, Instituto de Geociências, Instituto de Matemática, Instituto de Química, Faculdade de Medicina, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Instituto de Biologia, Instituto de Ciências Biomédicas, Escola de Serviço Social, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Escola de Música, Faculdade de Letras, Escola de Química, Escola Politécnica, Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé (Enfermagem, Engenharias, Medicina e Química).