Casa da Moeda lança medalha dos 140 anos do Observatório do Valongo

Medalha está disponível nas versões em bronze e prata

Ensinar e pesquisar astronomia tem sido o objetivo de ser do Observatório do Valongo (OV), que completou 140 anos em 2021, como mostrou o Conexão UFRJ em julho. Para marcar o aniversário, a Casa da Moeda lançou uma medalha comemorativa.

O diretor do OV, professor Helio Jaques Rocha-Pinto, conta ao Conexão UFRJ sobre a fundação da unidade: “Em 1879, Manoel Pereira Reis, astrônomo e engenheiro, resolveu se desligar do Imperial Observatório devido a disputas internas com o diretor Emmanuel Lias. Dois anos depois ele funda o Observatório Astronômico da Escola Politécnica, sob o morro de Santo Antônio. É assim que o nosso observatório surge, desde seus primórdios, como observatório-escola, inicialmente destinado ao ensino da astronomia e geodésia aos futuros engenheiros formados pela Escola Politécnica. A urbanização da cidade irá exigir a derrubada do morro de Santo Antônio nos anos 20, forçando o observatório a se transferir para o morro do Valongo, denominação antiga da colina sudoeste do morro da Conceição, na Zona Portuária do Rio. É assim que ele passa a ser conhecido posteriormente: Observatório do Valongo”.

O pesquisador Helio Jaques Rocha-Pinto | Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

Segundo Helio, o desejo da casa era o de ter celebrado mais a efeméride. “Gostaríamos de ter comemorado esse aniversário com mais pompa, mas o cenário nacional, em meio à pandemia e ao corte de recursos, limitou o alcance da comemoração. O aniversário de 140 anos foi comemorado no dia 5 de julho, pois em 5 de julho de 1881 a congregação da Escola Politécnica aceita a doação que Pereira Reis faz, de seu observatório particular, e o incorpora aos bens da instituição. Fizemos a comemoração de forma online. Partiu de nosso vice-diretor, Rundsthen Vasques de Nader, a ideia de propor o lançamento de uma medalha comemorativa à Casa da Moeda do Brasil. Ele já conhecia a equipe da Casa da Moeda. Tinha trabalhado com uma medalha em comemoração aos 100 anos do eclipse de Sobral, tempos antes. Foi uma grata surpresa que, antes de o ano acabar, tenhamos também conseguido marcar a efeméride com esse lançamento. Esperamos que ele estimule o público a conhecer o observatório, que oferece visitação diurna e noturna, e valorizar a Universidade”, diz.

A Casa da Moeda está vendendo a medalha na versão em prata (R$ 560,00) e bronze (R$ 145,00). Para adquirir e ter mais informações, acesse o site da Casa da Moeda.