UFRJ realiza Bienal de Música Brasileira Contemporânea em novembro

Presencial e com ingressos a preços populares, a edição deste ano,
que tem 11 concertos, conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), realiza a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, entre os dias 13/11 e 21/11 – com uma apresentação extra no dia 24/11. Os eventos acontecerão na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro.

O público poderá conhecer obras de 74 compositores, vindos de 12 unidades da Federação, em 11 concertos, com ingressos a R$10. A abertura, com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), aconteceu no sábado (13). O Governo do Estado do Rio de Janeiro apoia esta edição, por meio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj)/Sala Cecília Meireles.

“A Funarte e a Escola de Música (EM) da UFRJ são instituições que se aproximam muito em seus objetivos e missões. De um lado, a promoção e divulgação das Artes, dos produtores de artes e de toda a cadeia da economia criativa; do outro, a promoção e divulgação da arte e educação musical brasileiras. São instituições parceiras por natureza. A realização conjunta deste evento da Bienal de Música Contemporânea, pela primeira vez com a curadoria da EM, fortalece ainda mais essa ligação começada, aliás, há décadas”, comentou Ronal Silveira, diretor da escola.

O evento começou no dia 13 e vai até o dia 21/11. As próximas apresentações de concertos acontecerão nos dias 18, 19 e 20, às 19h, e no dia 21, às 17h. Ainda, no dia 24/11, será realizada uma apresentação extra de música de câmara, na Sala Cecília Meireles. Além disso, acontecerá a transmissão ao vivo das apresentações no canal do Arte de Toda Gente no YouTube.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da jornalista Tassia Menezes.