Pelo Campus

Siac busca valorizar trabalhos acadêmicos das universidades

A 11ª edição do evento abre inscrições para ouvintes e para submissões dos trabalhos, promovendo a ciência por meio de diversas atividades

A Semana de Integração Acadêmica (Siac) terá sua 11ª edição nos dias 14 a 18/2/2022, com participação de todos os campi da Universidade, como a Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé. Organizada pela UFRJ, o evento procura proporcionar um espaço coletivo para a valorização da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, defendendo, também, a educação pública do país. Devido à pandemia da covid-19, a Siac acontecerá de forma virtual.

O maior evento de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ, segundo o site do projeto, contará com a participação de estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação e de professores e pesquisadores de pós-doutorado, da Universidade e de outras instituições.

A iniciativa busca assegurar a troca de experiências entre todos aqueles envolvidos na Semana. Assim, é palco de não somente apresentações de trabalhos acadêmicos, mas também de minicursos, oficinas, palestras e atividades que promovam a ciência e o conhecimento produzido pelas universidades.

As apresentações dos trabalhos acadêmicos poderão ser feitas nas formas oral padrão, oral curta, apresentação de vídeo, exposição artística, instalação artística, performance ou oficina avaliada.

Além dos participantes que queiram submeter seus trabalhos, o público, interno e externo à Universidade, poderá também participar como ouvinte, recebendo, após o evento, um certificado de participação se estiver inscrito no Portal Siac. Os participantes que forem da UFRJ poderão ser, além de ouvintes, também avaliadores e coordenadores, caso optem por não submeterem seus trabalhos.

As inscrições para os trabalhos estão abertas até 14/10. Acesse o edital aqui para ver a programação e saber como participar do evento.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da jornalista Carolina Correia.