Sociedade

Novo Ensino Médio ainda é uma questão

Sociedade precisa discutir a reforma. No podcast da semana, entenda por quê

A reforma do Ensino Médio, proposta por Medida Provisória em 2016 e instituída pela Lei n° 13.415/2017, começará a ser implementada em 2022. Com a divulgação dos novos currículos, em agosto, o debate sobre o tema ressurgiu na opinião pública. Nesse contexto, o Complexo de Formação de Professores (CFP) da UFRJ também se posicionou, a partir de nota que questiona, entre outros tópicos, o modo como o chamado Novo Ensino Médio foi aprovado: sem ouvir a comunidade escolar.

No Conexão n° 46, nossa equipe ouviu Joaquim Silva, professor do Instituto de Química (IQ) da UFRJ e integrante do CFP, para entender o que muda para a juventude em formação, a partir do ano que vem, e por que trabalhadores da educação têm sentido a necessidade de voltar a discutir as bases do Novo Ensino Médio. Nosso entrevistado também nos leva a formular a seguinte questão: a quem interessa essa mudança?

Na edição da semana, escute também: Na Maré, projeto que cuida de animais abandonados precisa de contribuições; Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) recebe o pesquisador Rafael Grohmann para uma conversa sobre trabalho organizado por aplicativos; Colégio de Aplicação da UFRJ está com inscrições abertas.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga