Segurança hídrica para Maricá

Estudo localizará possibilidades dentro do próprio município para o abastecimento de água

A UFRJ assinou contrato com a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) para a preparação de um plano de segurança hídrica para o município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em videoconferência, a assinatura aconteceu na quinta-feira, 29/7, com a participação da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e da diretora da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), Claudia Morgado. Além do prefeito Fabiano Horta, participaram do ato, no gabinete dele, a presidente da Sanemar, Rita Rocha, o coordenador do projeto e professor da UFRJ, Paulo Canedo, e o diretor de Projetos da Sanemar, Henrique Frickman.

O estudo levará seis meses para ser elaborado, servindo para localizar possibilidades, na própria cidade de Maricá, para o abastecimento de água. A pesquisa apontará, ainda, obras de intervenção para revitalização dos rios Ubatiba e Badeco e diminuição da aceleração de enchentes.

Canedo explica as frentes de atuação: “Uma das estratégias desse estudo será a colocação de dispositivos hidráulicos, que, de maneira inteligente, têm o objetivo de manter a água por mais tempo no leito do rio com o tempo suficiente para que haja a captação e distribuição dela. Além de procurar soluções como a construção de poços para captar água subterrânea”, afirmou o pesquisador da UFRJ.

Para o prefeito do município, a questão hídrica lá é um desafio. “Maricá vive hoje um drama com relação à água. E esse é um passivo antigo, e a resolução do problema depende de todos. A Sanemar é fruto dessa necessidade para dar celeridade a esse processo. Esse estudo hídrico é um passo fundamental. A ideia é que nos próximos anos possamos contribuir para a resolução hídrica e de saneamento na cidade”, disse Horta.

A conclusão do estudo de segurança hídrica elaborado pela UFRJ dará a Maricá elementos para atuar de forma eficaz na fiscalização da empresa Aegea (agora responsável pela distribuição de água) dentro do município. A concessão será oficializada no próximo mês, com a assinatura do contrato entre a Aegea e o governo estadual.

A reitora da UFRJ avaliou que oferecer saneamento à população vai ao encontro da missão da Universidade, que é tornar a vida das pessoas melhor, contribuindo para o desenvolvimento das cidades.

“Esse projeto prospecta um horizonte para todo o estado do Rio de Janeiro. Precisamos cuidar da água e Maricá é o início de tudo. É um importante contrato, com a participação da Escola Politécnica e da Sanemar. A ideia é melhorar o fornecimento de água com qualidade para a população de Maricá. É importante a interação da UFRJ com o poder público para beneficiar a sociedade”, disse Denise.

Para a presidente da Sanemar, a participação da UFRJ no projeto é crucial. “Não estamos medindo esforços para que os estudos e projetos sejam realizados e nos apontem caminhos e opções para executar as obras de curto, médio e longo prazos. Com a expertise da UFRJ e a elaboração de projetos de saneamento pelos técnicos da Sanemar, queremos avançar nas obras já neste ano, com o apoio de outros setores da prefeitura, como a Secretaria de Cidade Sustentável e a Empresa de Serviços e Obras (Somar)”, concluiu Rita.