UFRJ sobe posições em ranking latino-americano

Segundo Times Higher Education, Universidade se mantém uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina

A UFRJ subiu duas posições no THE Latin America University Ranking 2021, divulgado na última terça-feira, 13/7, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Em 2020, a Universidade ocupava o 12º lugar; agora, é a 10ª colocada.

Temos trabalhado para o aperfeiçoamento do desempenho da UFRJ neste importante ranking. Mais que títulos, temos o compromisso de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, promovendo a formação de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Queremos nos posicionar entre os líderes mundiais na formação qualificada e emancipadora em diferentes áreas do saber, para que juntos possamos construir respostas aos inúmeros desafios deste século. Verdadeiramente, esta instituição de estado que é a UFRJ é um veículo transformador da realidade socioeconômica e ambiental não só do Brasil, mas também da América Latina.

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

Em primeiro lugar no ranking, ficou a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Neste ano, o estudo examinou 177 universidades de 13 países da América Latina. Os quesitos avaliados foram os mesmos que são observados no ranking mundial da THE, mas com algumas alterações para refletir as características específicas da região. Ao todo, 13 indicadores de desempenho foram levados em conta, a partir de cinco grandes áreas:

• ensino (ambiente de aprendizagem);
  • pesquisa (volume, renda e reputação);
  • citações (influência da produção científica);
  • perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e
  • renda da indústria (transferência do conhecimento).

País com o maior número de universidades avaliadas, o Brasil foi representado por 67 instituições de ensino superior. Atrás, aparece o Chile, com 28 entidades.