Universidade lança orientações para Plano de Retorno Gradual das Atividades Práticas na Graduação

Planejamento refere-se a atividades que precisam ser praticadas no modelo presencial; unidades de ensino já podem requerer a volta de aulas práticas

O Grupo de Trabalho (GT) da UFRJ para Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Didáticas Práticas, composto por uma equipe multidisciplinar, elaborou um documento que normatiza a volta às aulas práticas presenciais na graduação. O texto pretende auxiliar o planejamento de retorno nas unidades de ensino.

Indicadores epidemiológicos, elaborados pelo GT-Coronavírus da Universidade, darão subsídio para a futura decisão da retomada de algumas aulas presenciais da graduação, adotando-se medidas como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de objetos individuais em atividades em laboratório, além da desinfecção regular dos locais de aula. Cada espaço terá um cartaz com a respectiva classificação de risco de contágio e a informação do número máximo de ocupantes. Esses são dados do Guia de Ações de Biossegurança da UFRJ, que avaliou e classificou os ambientes em que as aulas práticas acontecerão.

De acordo com o documento, testes de COVID-19 também serão feitos nos grupos que estiverem envolvidos nas aulas em campo, mostrando-se como fundamentais para a retomada das atividades presenciais. O Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) para COVID-19, em parceria com o Laboratório de Virologia Molecular (LVM), organizará a testagem. Nove condições, que podem ser consultadas no Plano, foram estabelecidas para esse retorno gradual.

O Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) para COVID-19, em parceria com o Laboratório de Virologia Molecular (LVM), organizará a testagem | Foto: Moisés Pimentel (Coordcom/UFRJ)

Com as normas de biossegurança, deverão ser adotadas medidas coletivas, como treinamentos para grupos específicos, com setorização de condutas; manutenção de distanciamento interpessoal de, no mínimo, 2 metros e escalonamento a fim de garantir o número adequado de pessoas em um ambiente.

É necessária, para oficializar a volta da atividade presencial, a apresentação do Plano de Retorno Gradual pela unidade responsável pelo curso. Os diretores das unidades encaminharão à Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) um ofício com informações sobre os ambientes a serem utilizados. A decisão final pela volta ou não de determinada atividade ao modelo presencial será do Conselho de Ensino de Graduação (CEG).

Todos os critérios usados para as orientações do planejamento gradual do retorno das atividades práticas na graduação levaram em consideração o Guia de Biossegurança da Universidade. Esse documento tem como propósito orientar as unidades de ensino para que planejem o retorno gradual, evitando aglomerações e garantindo a segurança dos nossos técnicos, docentes e estudantes. A saúde do corpo social da UFRJ está em primeiro lugar.

Fátima Bruno, coordenadora do GT para Planejamento do Retorno.

A UFRJ dividiu os estudantes em três grupos, de acordo com as prioridades do retorno às atividades presenciais:

1. Concluintes dos cursos de graduação, estimados em 3.490 estudantes, segundo levantamento da PR-1.
  2. Por ordem, os estudantes de todos os semestres dos cursos da área de Saúde que atuam na área hospitalar.
  3. Os estudantes de todos os semestres dos demais cursos.

Transporte no campus

UFRJ contrata AGC Rio Turismo emergencialmente para operar transporte  interno
Foto: Divulgação/AGC Rio Turismo

A demanda pelo sistema de transportes na Cidade Universitária foi impactada pela pandemia. Com a diminuição de pessoas circulando no campus, houve a redução da frota de ônibus e a extinção de algumas linhas. Na retomada gradual das aulas presenciais, será privilegiada a escolha dos horários das 10 às 15h e 18 às 21h, que representam menor concentração de pessoas no transporte público.