O que muda com o Plano Diretor UFRJ 2030?

Entenda o que está em jogo no plano que orienta o desenvolvimento da UFRJ para a próxima década

Você sabe o que muda na UFRJ com o Plano Diretor 2030? É importante entender quais são as transformações que o PD 2030 pretende trazer para o seu cotidiano na próxima década.

O novo Plano Diretor da UFRJ, elaborado em um contexto de restrições orçamentárias e adaptações a uma nova realidade acadêmica imposta pela pandemia de COVID-19, busca orientar o desenvolvimento da instituição nos planos físico-territorial e patrimonial, tendo como principal objetivo ordenar a expansão da Universidade e planejar a destinação e o uso de seus recursos em espaços e instalações. O processo de construção do Plano considera as necessidades das comunidades interna e externa com o objetivo de que a Universidade cumpra seu papel na sociedade.

Segundo o professor Walter Suemitsu, coordenador do Comitê Executivo, o novo Plano tem a intenção de qualificar os espaços.

Eu não podia desistir"
Walter Suemitsu é coordenador do Comitê Executivo do Plano Diretor UFRJ 2030 | Foto: Reprodução/Adufrj

Diferentemente do Plano Diretor UFRJ 2020, não vamos focar em novas obras e expansão. Precisamos manter e qualificar a Universidade que nós já temos. Queremos tornar a UFRJ uma universidade ainda mais inteligente e eficiente.

Walter Suemitsu, coordenador do Comitê Executivo do Plano Diretor UFRJ 2030

Seis grupos temáticos foram criados para auxiliar na construção do PD 2030:

• Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos (GT 1);
  • Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana (GT 2);
  • Mobilidade e Transporte (GT 3);
  • Patrimônio e Cultura (GT 4);
  • Segurança (GT 5);
  • Recursos Financeiros, Cessões, Legislação e VivaUFRJ (GT 6).

“O grande impacto que esperamos que o Plano Diretor 2030 tenha na área de Meio Ambiente, Áreas Verdes e Infraestrutura Urbana é termos diretrizes claras para atingirmos os objetivos de sustentabilidade, de racionalização dos recursos, otimização dos investimentos, para a melhoria geral dos campi”, afirma a professora Susana Vinzon, coordenadora do GT 2.

De acordo com a professora Andrea Borde, coordenadora do GT 4, o Plano Diretor 2030 pretende otimizar a preservação, manutenção e conservação do patrimônio cultural da Universidade, pautando-se pelas noções de pertencimento e de memória coletiva.

“Conhecer a UFRJ é o ponto de partida e o ponto de chegada das ações propostas em relação ao patrimônio e à cultura”, diz Borde.

O Plano Diretor UFRJ 2030 prioriza a manutenção e a conservação da Universidade | Foto: Diego Uzêda (Panorama UFRJ)

“Precisamos adequar nossas edificações, muitas delas com mais de 50 anos, para serem seguras. As instalações elétricas são bem antigas (…). O Plano Diretor 2030 prioriza a manutenção e a conservação do nosso patrimônio, deixando um pouco de lado o foco na expansão da UFRJ. Temos que conservar o que já temos primeiro, para depois pensarmos em expansão”, explica o professor Wendell Varela, coordenador do GT 5.

“O Plano pretende melhorar a nossa gestão, gerindo de forma econômica para continuarmos funcionando com qualidade. Precisamos nos posicionar como um exemplo de universidade segura, como já somos em tantas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, completa o docente.

Construção coletiva

O Plano Diretor é um instrumento de construção coletiva. Por isso, a participação de estudantes, professores e servidores de todos os campi e espaços da UFRJ é importante. A sociedade civil também é convidada a participar. A ideia é contemplar as necessidades dos mais diferentes grupos que convivem com a Universidade. O PD 2030 é o instrumento que todo o corpo social da Universidade e a sociedade ao seu redor possuem para edificar o futuro da instituição, sem abrir mão do passado e gerindo com eficiência o presente.

Já estão abertas as consultas públicas destinadas à sociedade e à comunidade universitária sobre o Plano Diretor 2030. Mais informações e detalhes sobre o processo de construção podem ser encontrados no site planodiretor.ufrj.br.

*Por João Victor Campos, com supervisão da Comissão Técnica de Comunicação do Plano Diretor UFRJ 2030