O Projeto Museu Nacional Vive — cooperação entre UFRJ, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Instituto Cultural Vale — acaba de lançar o site museunacionalvive.org.br. O novo ambiente aproximará ainda mais o Museu de seus diversos públicos durante a reconstrução. Com conteúdos multimídia, a página contém informações sobre o andamento das obras, projetos e outras atividades, como a recém-lançada exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”.
Organizado em cinco seções, o portal reúne informações sobre a governança do Projeto e apresenta uma Linha do Tempo a partir da qual o visitante pode navegar pelos principais marcos relacionados à reconstrução do Museu. A seção Acompanhe convida o usuário a visitar galerias de imagens e vídeos, notícias e o cronograma de reconstrução. A área Participe traz uma agenda de eventos e atividades educativas para engajamento do público com as ações do Museu. Já na seção de Parcerias, o visitante acessa a lista de patrocinadores e de apoios institucionais que têm possibilitado a realização do projeto e obtém informações sobre como fazer parte dessa rede de colaboração para devolver o Museu Nacional à sociedade o mais breve possível.
O site foi desenvolvido a partir de um sistema de gerenciamento de conteúdo livre com código aberto e contempla premissas de acessibilidade comunicacional, além de trazer recursos que facilitam a navegação de pessoas com baixa visão e possibilitar, ainda, a integração com o VLibras, aplicação que traduz conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Acesse www.museunacionalvive.org.br, acompanhe e participe da reconstrução do Museu Nacional/UFRJ!
Sobre o Projeto Museu Nacional Vive
Como resposta ao enorme desafio de reconstrução do Museu Nacional, a UFRJ, a Unesco e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do Projeto Museu Nacional Vive, que, atualmente, conta com o patrocínio platina do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bradesco e Vale e apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Por Museu Nacional Vive