Sociedade

Favelas e universidades contra o coronavírus

No Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da COVID-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, tem live no canal da Extensão

A UFRJ realiza nesta quarta-feira, 10/2, às 10h, no canal da Extensão no YouTube, a roda de conversa virtual Favelas e Universidades no Enfrentamento à COVID-19. Integram a mesa representantes de movimentos sociais, coletivos, associações e organizações que atuam nos territórios, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O evento é uma das ações do Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da COVID-19 nas Favelas do Rio de Janeiro que prevê atividades online e offline em todo o estado. Nas redes, várias lives ocorrerão ao longo do dia, em diversas plataformas. Nas ruas, as instituições envolvidas promoverão distribuição de máscaras, grafitaços, panfletagens etc.

O Painel Unificador COVID-19 nas Favelas, que desde julho publica dados sobre o alcance da pandemia nos territórios, aproveitará para lançar a campanha “Vacina pra Favela, Já!”. Pela vulnerabilidade dos moradores das periferias, pelas dificuldades de acesso aos equipamentos públicos, pela falta de água em diversas localidades, pelo desemprego, pela perda da renda e pelas dificuldades de se cumprir o isolamento social, entre outros agravantes, o Painel conclama o poder público a incluir esse grupo na lista prioritária do plano de vacinação estadual.

Visibilidade e fomento

O Dia Estadual de Mobilização, que também está sendo chamado de Mobiliza Favela, pretende dar visibilidade às inúmeras iniciativas que combatem o coronavírus e enfrentam os efeitos da pandemia nas periferias. Ainda, quer destaque para as possibilidades de fomento dessas ações.

Para Itamar Silva, líder comunitário e coordenador do Grupo Eco, do Morro Santa Marta, essa é a culminância de quase um ano de trabalho partilhado entre a sociedade científica, a sociedade civil e parlamentares do campo democrático, que construíram juntos a Estratégia Fiocruz de Enfrentamento à COVID-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, um plano de trabalho que será posto em prática nos próximos três anos.

A Estratégia Fiocruz recebeu R$ 20 milhões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Lei n° 8.972, e lançará, ainda em fevereiro, um edital de R$ 17 milhões que vai contemplar 140 projetos sociais. “Nosso foco é dar visibilidade às favelas e aos territórios, num momento em que a vacina chega, mas não chega para todos, e divulgar esse edital, principalmente, nas periferias”, afirma Itamar.

Papel da universidade

A UFRJ possui inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão em territórios periféricos do Rio. O projeto institucional Favela−Universidade, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), mapeia e articula tais iniciativas.

Ivana Bentes, responsável pela Pró-Reitoria, considera o Dia de Mobilização uma oportunidade para a própria instituição reconhecer e aproximar esses projetos. “Nós temos muita atuação nos territórios, na Maré, em Maguinhos e por toda a cidade. Num momento de crise econômica e humanitária, a articulação dessas redes de apoio é decisiva”, avalia.

Outro aspecto relevante, segundo a pró-reitora, é a parceria de universidades e centros de pesquisa com os movimentos sociais. “Essa articulação pode dar uma resposta de política pública a este momento crítico”, defende.

Divulgação | Arte: Pró-Reitoria de Extensão (PR-5)

Tuitaço às 21h

Para encerrar o dia, o Coletivo Rocinha Resiste, a Frente CDD, o Grupo Eco, o Instituto Raízes em Movimento e as Redes da Maré convocam para um tuitaço às 21h. Use as hashtags #MobilizaFavela #FavelaResiste #FavelaContraPandemia e marque o Mobiliza Favela nas redes: @mobilizafavela (Instagram) e @mobilizaf (Twitter).