Pelo Campus

Um festival de ciência, arte e cultura

Festival do Conhecimento teve mais de 30 mil ouvintes em cerca de 600 transmissões

Dez dias de uma programação intensa. Entre 15 e 24/7, o Festival do Conhecimento, evento virtual organizado pela UFRJ, reuniu nas redes sociais da Universidade diversas atividades em diferentes áreas. Foram oficinas, minicursos, debates, apresentações musicais, mais de 2 mil conferências, além de painéis com cientistas, pesquisadores, professores e artistas.

Docentes, estudantes e técnicos-administrativos participaram com suas propostas de apresentação. Toda a comunidade também pôde se inscrever como ouvinte. Entre os principais assuntos, estavam questões raciais, educação, comunicação, feminismo, juventude, política, artes, meio ambiente e saúde. A pandemia de COVID-19 esteve relacionada a muitos deles.

Em um momento de distanciamento social, em que se discute o papel da universidade pública, o Festival do Conhecimento movimentou a comunidade acadêmica e a sociedade em geral com temas importantes para a reflexão. Arte, cultura e conhecimento mostraram que a Universidade está viva e continua produzindo.

Barbara Tavela, superintendente de integração e articulação da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e organizadora do evento, entusiasmou-se: “A importância do festival neste momento tão desafiador para nós é a de possibilitar que a nossa Universidade esteja dentro da casa das pessoas. De alguma forma, o festival é uma preparação da Universidade para uma nova era em que o distanciamento social é decisivo para a saúde pública. A Pró-Reitoria de Extensão produz três grandes eventos por ano. Presencialmente, estávamos impossibilitados de realizar todos eles e encontramos no virtual uma maneira de estarmos próximos da sociedade outra vez, a partir da apresentação de trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento”.

O evento ainda contou com a participação de artistas como Elza Soares, Babi Jaques e Lasserre, Petra Peron, BNegão, Luê, banda Plutão Já Foi Planeta, Potyguara Bardo, Majur e Chico César, que fizeram apresentações musicais.

Ao todo, o Festival do Conhecimento teve mais de 2 mil atividades, cerca de 600 lives e 30 mil inscritos, o que movimentou a UFRJ e também estabeleceu conexão com a sociedade por meio do evento virtual, única forma possível de interação em tempos de isolamento social. Perdeu alguma atividade ou quer rever o Festival do Conhecimento? Todo o conteúdo ficará disponível nos canais da UFRJ e da Pró-Reitoria de Extensão.

A programação completa continua no site https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/