Informar e dar orientações para a comunidade acadêmica − docentes, estudantes e corpo técnico − são os objetivos do Guia para o Ensino Remoto Emergencial, lançado pela UFRJ em julho de 2020. O Guia apresenta diferentes ações de preparação para as mudanças impostas pela pandemia e oferece informações que podem ajudar a viabilizar a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão durante os períodos de distanciamento. Além disso, disponibiliza tutoriais e links de apoio para as atividades, com orientações e diretrizes que incluem condições de acesso e de inclusão digital dos discentes, formação e treinamento dos docentes e técnicos-administrativos para os ambientes virtuais, reorganização dos conteúdos para aulas remotas e projetos, redes de apoio, cuidados e saúde mental, acessibilidade e biossegurança.
É importante salientar que atividades remotas se diferenciam do sistema EAD (ensino a distância), modalidade já oferecida pela UFRJ e que tem suas metodologias e regulamentação. O ensino remoto tem características próprias.
Ações estratégicas
O Guia para o Ensino Remoto Emergencial propõe quatro ações estratégicas:
Ação I – Viabilização para o Ensino Remoto Emergencial.
Ação II – Formação e Treinamento para o Ensino Remoto Emergencial.
Ação III – Diretrizes para Atividades do Ensino Remoto Emergencial.
Ação IV – Recomendações e Normas de Biossegurança para o Ensino.
O documento por ora apresentado é uma primeira versão, que poderá ser ampliada nos próximos meses a partir de uma dinâmica de trocas com os professores das diversas unidades da UFRJ.
Veja o Guia para o Ensino Remoto Emergencial completo abaixo.