Categorias
Institucional Memória

UFRJ integra rede ibero-americana de inovação pública

Rede foi formada neste mês e conta com 46 universidades

Foi lançada, neste mês de maio, a Rede Ibero-Americana de Universidades para Inovação Pública (UnInPública). Com 46 instituições integrantes, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a rede tem por objetivo identificar, conectar, analisar e disseminar iniciativas universitárias de transferência de conhecimento para o setor público por meio da inovação.

Capitaneada na UFRJ pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), a rede pretende repensar a maneira como as universidades podem contribuir sistematicamente para a inovação das instituições públicas, buscando enfrentar os desafios globais do planeta no âmbito da agenda 2030.

A oficialização da rede aconteceu virtualmente nos dias 21 e 22/5 no evento “Inovação pública das universidades”. A partir de diálogos, mesas-redondas e laboratórios de prototipagem, foram apresentadas questões relacionadas a abordagens de inovação e participação que permitam uma melhoria nas políticas públicas, práticas inovadoras e trocas entre os participantes da UnInPública.

Entre os convidados, estiveram presentes Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ; Mariano Enguita, diretor do Instituto Nacional de Administração Pública (Inap) da Espanha; Aura Cifuentes, diretora da Equipe de Inovação Pública (EIP) do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia; Leire Iraola, presidente da Rede Espanhola de Desenvolvimento Sustentável (Reds); e Carlos Mataix, diretor do Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri (itdUPM).

No encontro, a PR-5 apresentou ações e práticas e como a pasta tem contribuído para a inovação no ensino, na pesquisa e em experiências que trazem a inovação cidadã para a UFRJ.