Categorias
Institucional Memória

UFRJ homenageia profissionais de Enfermagem

OMS indicou 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem e da Enfermeira Obstétrica

O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, homenageou, nesta quarta-feira (20/5), os profissionais de Enfermagem pela 81ª Semana Brasileira de Enfermagem e pelo Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12/5.

Leia a manifestação do Consuni na íntegra:

O Consuni da UFRJ homenageia os profissionais de Enfermagem pela 81ª Semana Brasileira de Enfermagem que termina hoje, no dia 20 de maio, e os enfermeiros(as) pelo Dia Internacional da Enfermagem comemorado no dia 12 de maio de 2020, ano do bicentenário de Florence Nightingale. Ressaltamos a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2020 como o “Ano Internacional da Enfermagem e da Enfermeira Obstétrica”, principalmente neste momento de pandemia pela COVID-19.

Todos os dias, profissionais de Enfermagem – enfermeiras(os), técnicos e auxiliares de Enfermagem – cuidam das pessoas adoecidas, participam da formação de profissionais qualificados, dirigem unidades, gerenciam serviços, lutam por melhores condições de trabalho, desenvolvem estudos e geram novos conhecimentos na área da saúde.

Os profissionais de enfermagem fazem a diferença a cada dia e trazem conforto e suporte à vida de muitos, através de simples gestos que confortam e acalmam o outro em situação de vulnerabilidade física e psíquica. Todos esses profissionais dedicados têm desenvolvido suas ações com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos em todas as suas dimensões, tal como aponta o Código de Ética profissional. São esses também os profissionais que todos os dias arriscam suas vidas para cuidar da vida de outros.

Aos profissionais de Enfermagem, a nossa sincera gratidão e manifestação de louvor pela sua atuação profissional neste momento de muito sofrimento humano.